Capa » Noticias » Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres será realizado em São José dos Campos

Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres será realizado em São José dos Campos

Estão abertas as inscrições para o Workshop Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, que ocorrerá em São José dos Campos (SP), no próximo dia 6 de junho, no Auditório da Unesp – Campus São Dimas. O  objetivo é discutir a aplicação das Ciências Matemáticas para a compreensão da ocorrência de fenômenos naturais e para a redução de riscos de desastres socioambientais.

A temática é direcionada a professores, pesquisadores e estudantes de Ciências Matemáticas e Ambientais, coordenadores de Defesa Civil e  formuladores de políticas, entre outros interessados.

Durante o workshop será feito o pré-lançamento do livro “Towards mathematics, computers and environment: a disasters perspective”  (Avanços em matemática, computação e meio ambiente: uma perspectiva de desastres”),  pela Editora Springer. Alguns autores farão breve palestras sobre os capítulos.

A palestra de abertura do evento será proferida pelo pesquisador Laercio Namikawa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que falará sobre modelagem de áreas de risco da barragem de Brumadinho.

O evento está sendo coordenado pelos pesquisadores Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  e Rogério Galante Negri, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Interessados em participar do evento podem fazer as inscrições gratuitas pelo endereço: https://www2.ict.unesp.br/

Inscrições de trabalhos até dia 07 de maio

 Estão abertas as inscrições para a Seção de Pôsteres, cujos trabalhos inscritos serão selecionados por comitê científico multi-institucional e multidisciplinar. O prazo para as inscrições se estende até o  próximo dia 07 de maio e podem ser realizadas pelo endereço:

https://mathdisasters.wixsite.com/workshop/chamada-de-trabalhos

Os organizadores informam que haverá bom espaço para discussões na programação do evento. Cada trabalho receberá um link e ficará disponível online via site da UNESP, podendo, inclusive, ser referenciado. Os trabalhos devem ter uma ou duas páginas.  A organização destaca que   submeter o trabalho ao evento não impede a publicação científica  em revistas especializadas.

Mais informações sobre  o Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, podem ser obtidas pelo endereço:

https://mathdisasters.wixsite.com/workshop

 

(Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …