Capa » Cidades Resilientes » Projeto Cemaden – Lorena Resiliente

Projeto Cemaden – Lorena Resiliente

O Cemaden está desenvolvendo projeto pioneiro, junto ao município de Lorena, SP, cujo objetivo é diminuir o risco de desastres, por meio da atuação multidisciplinar e conjunta entre poder público das diferentes esferas (municipal, estadual e federal), sociedade civil e setor privado (empresas e centros de ensino superior).

Esse projeto iniciou com o Acordo de Cooperação Técnica entre o Cemaden e a prefeitura do Município de Lorena, publicado no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2015.

Inicialmente, as ações se concentraram na instalação de 7 pluviômetros semiautomáticos do Cemaden em escolas municipais de Lorena. No decorrer do primeiro semestre de 2016,  foram realizadas reuniões participativas e oficinas de capacitação no município, com o envolvimento de diferentes secretarias da prefeitura (Educação, Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente) e a sociedade civil (ONGs, lideranças de bairro, empresas).

Ressalta-se que o município de Lorena conta com três centros universitários, sendo dois privados (Universidade Salesiana-UNISAL, Faculdades Integradas Teresa D´Ávila-Fatea  e Universidade de São Paulo), que também estão envolvidos no projeto. Este prevê a criação de um sistema de alerta, em que tanto o poder público como as comunidades vulneráveis atuarão de forma integrada.

As ações integradas, de caráter educativo e de mobilização social, proporcionarão maior resiliência ao município no que concerne ao monitoramento, alertas e resposta aos desastres, melhorando, assim, a qualidade de vida da população, além de favorecer um desenvolvimento econômico sustentável.

Proximo Anterior
2016-04-19 16.24.21
IMG_20160309_094302020
2016-04-19 16.40.38
20160419_170140

 

IMG_20160309_093105404
Proximo Anterior

A experiência adquirida servirá como referência para que o Cemaden possa expandir a metodologia para outros municípios vulneráveis, com a finalidade de tornarem mais resilientes aos desastres.

Confira também

Cemaden lança campanha nas escolas no mês de reflexão sobre prevenção de riscos de desastres naturais

13 de outubro foi estabelecido pela ONU como o Dia Internacional da Redução de Desastres. …