Capa » Noticias » Trabalho científico do Cemaden sobre impactos socioeconômicos dos desastres será apresentado na Colômbia

Trabalho científico do Cemaden sobre impactos socioeconômicos dos desastres será apresentado na Colômbia

Análises de impactos socioeconômicos de desastres, conforme a Plataforma DesInventar, são a base de um trabalho científico de co-autoria de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  que será apresentado durante o 1º Simpósio Interdisciplinar de Análise de Redes (Interact 2018), a ser realizado em Bogotá, Colômbia, no próximo dia 18 de junho.

O trabalho intitulado “Disasters economic impacts as a set of complex networks”  foi desenvolvido pelo tecnologista da área de Tecnologia da Informação, Wagner Billa e pelo pesquisador Leonardo Santos, ambos do Cemaden ,  em parceria com o professor Mario Yandar, da Coorporação OSSO, da Colômbia. A pesquisa analisa as informações e dados sistematizados, avaliando os impactos econômicos resultantes dos desastres geo-hidrológicos (como inundações e deslizamentos) e apresenta um conjunto de variáveis que resultam nesses impactos.

A pesquisa aplica a técnica de Redes Complexas (complex networks) para analisar dados de impactos econômicos de desastres na Colômbia, com base nos registros da Plataforma DesInventar. Diversos pesquisadores do Cemaden estão envolvidos com trabalhos científicos utilizando essa plataforma, inclusive com registros de eventos ocorridos no Brasil.

O professor colombiano Yandar esteve no Brasil, em 2017, participando do 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres – BRAHVE  (1st Brazilian Workshop on Assessment of Hazards, Vulnerability, Exposure and Disaster Risk Reduction) –  organizado pelo Cemaden, em junho do ano passado, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …