Capa » Monitoramento » RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2020.

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2020.

Os mapas abaixo apresentam o risco de seca na agricultura familiar não irrigada, considerando o cultivo de feijão e plantios nos meses de agosto e setembro. De forma geral, considerando que o plantio tenha ocorrido no mês de setembro, 13 municípios foram classificados com risco moderado, sendo 6 destes no estado de São Paulo, 6 no Amazônia e 1 no Mato Grosso do Sul. Da mesma forma, os estados que iniciaram o plantio em agosto, apresentaram apenas 7 municípios com risco moderado, sendo 1 no Mato Grosso do Sul, 5 no Amazonas e 1 em São Paulo. Ressalta-se que as regiões com plantio em agosto, finalizarão o ciclo do feijão no mês de outubro, e assim os municípios categorizados com risco baixo e moderado são aqueles com maiores chances de um possível impacto na agricultura familiar.

  • Plantio: Set./20
  • Plantio: Ago./20  


 

 

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. Como informações sobre as vulnerabilidades e capacidades adaptativas são usadas, por exemplo, percentual dos estabelecimentos de agricultura familiar de sequeiro; dependência econômica das atividades agroprodutivas; com o destaque que todas as variáveis são filtradas exclusivamente para a agricultura familiar. Além disso, é utilizado o calendário agrícola disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para o feijão 1ª, 2ª e 3ª safra. As intensidades do risco indicam os municípios que poderão ser mais ou menos impactados pela seca agrícola.
DOWNLOAD  INFORMATIVO DOWNLOAD DOS DADOS REGISTRO DE IMPACTOS
REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …