Capa » Noticias » Resultados dos projetos de pesquisas são apresentados em reunião do Pró-Alertas

Resultados dos projetos de pesquisas são apresentados em reunião do Pró-Alertas

dsc00739

Trabalhos científicos relacionados a desastres naturais, de diversas instituições de ensino superior e de pesquisas, foram apresentados na II Reunião Capes Pró-Alertas com apoio do Cemaden/MCTIC.

Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento dos projetos de pesquisas relacionados a riscos de desastres naturais do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Edital Pró-Alertas nº 24/2014) e definir novas atividades para o próximo ano, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações organizou a II Reunião Capes Pró-Alertas – Cemaden/MCTIC, reunindo as instituições de ensino e de pesquisa dos projetos selecionados pelo programa.

A II Reunião Capes Pró-Alertas/Cemaden-MCTIC foi realizada nesta quarta-feira (30), no Parque Tecnológico em São José dos Campos, oportunidade em que os pesquisadores das instituições apresentaram seus projetos científicos em pôsteres.

A diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá destacou, na abertura do evento, a importância do desenvolvimento dos cinco projetos de pesquisas dentro do tema desastres naturais. “A abordagem interdisciplinar da pesquisa científica e tecnológica  e a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País – para a formação de recursos humanos especializados na área – contribuirão para os avanços na área de Desastres Naturais.”,  afirma a diretora substituta.

“A sinergia dos projetos de pesquisas das instituições com o Cemaden  permitirão aprimorar a gestão de desastres naturais.”, afirma o coordenador-geral de Pesquisas e Desenvolvimento do Cemaden, Eduardo Mario Mendiondo.

A segunda sessão do evento, foi destinada para as discussões sobre o planejamento para o próximo ano, na realização de treinamentos e seminários no país, organização de publicações científicas, organização de eventos científicos e promoção de novos projetos e atividades conjuntas.

Pesquisas do Pró-Alertas

O Pró-Alertas foi concebido em 2014 para ser executado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em especial pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

As pesquisas que estão sendo desenvolvidas são com os temas :  ” Integração de veículos autônomos e redes de sensores para aquisição de dados remotos para prevenção e mitigação de desastres naturais”; “Mapeamento em Subsuperfície do Aquífero Guarani”; “Análise e Previsão dos Fenômenos Hidrometeorológicos Intensos do Leste do Nordeste Brasileiro”, “Modelos de apoio à decisão para logística humanitária em preparação e resposta a desastres naturais”; “Alerta CEPED-USP”.

As instituições envolvidas nos projetos de pesquisas Pró-Alertas são : Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro;   Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, do Pampa, de Alagoas, de Pernambuco, de Campina Grande;  o Instituto Militar de Engenharia e Universidade de São Paulo.

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …