Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsão Extraordinária de Risco Geo-Hidrológico – 13/02/2019

Previsão Extraordinária de Risco Geo-Hidrológico – 13/02/2019

A previsão meteorológica para as próximas 48 horas indica condições de pancadas de chuva com acumulados significativos em áreas com elevada suscetibilidade à movimentos de massa e enxurradas no centro-leste e sul de São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro. As características geomorfológicas das regiões citadas, com bacias hidrográficas de curto tempo de resposta, associadas à previsão de altos acumulados, podem contribuir para eventos hidrológicos, com destaque para enxurradas. No caso dos movimentos de massa, as áreas urbanizadas adjacentes aos maciços litorâneos, bem como a Serra do Mar, nos estados de SP e RJ, e nos morros da Serra da Mantiqueira, concentram áreas de risco sujeitas a deslizamentos, sobretudo em áreas com intervenções antrópicas significativas, como corte e aterro. As margens de estradas e rodovias, normalmente mais sujeitas a movimentos de massa, também podem ser atingidas.

Deve-se ter especial atenção às regiões com registros de ocorrências associadas aos altos acumulados pluviométricos na última semana como, por exemplo, os maciços litorâneos da Baixada Santista, litoral norte de São Paulo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, assim como às encostas da Serra do Mar em Angra dos Reis e Mangaratiba. Dessa forma é ALTA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos nas regiões citadas. Na região metropolitana de Campinas e sul do estado de São Paulo, o risco é MÉDIO.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …