Capa » Noticias » Pesquisadores do Cemaden lançarão livro em evento internacional no Amazonas

Pesquisadores do Cemaden lançarão livro em evento internacional no Amazonas

A convite da comissão organizadora do V Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (V SICASA), o pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, fará uma palestra no próximo dia 15 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (AM), durante o I Simpósio Regional sobre Defesa Civil e Desastres Ambientais na Amazônia, uma das atividades do seminário internacional. No final da palestra, pesquisadores do Cemaden lançarão o livro “Redução da Vulnerabilidade a Desastres: do Conhecimento à Ação” ( Reduction of Vulnerability to Disasters : from Knowledge to Action).

A obra a ser lançada no simpósio – organizada pelos pesquisadores do Cemaden Victor Marchezini, Luciana R. Londe e Sílvia M. Saito e, também, pelo pesquisador Ben Wisner, da University College London –  tem a publicação de trabalhos científicos em três idiomas, com a participação de mais de 87 autores de 12 países. Apresenta 28 capítulos organizados em quatro seções: modelos conceituais para a compreensão da vulnerabilidade; contextos geográficos e históricos; vulnerabilidade como conceito e sua avaliação quantitativa e qualitativa. Traz, ainda, uma seção que propõe como organizar e reproduzir esforços sustentáveis em direção à redução de vulnerabilidade a desastres.

O livro está disponível gratuitamente em versão digital, pelo link: https://preventionroutes.weebly.com/capiacutetuloschapters.html. A versão impressa estará disponível no lançamento do dia 15 de agosto, às 11h30, no Auditório Sumaúma (FCA) – Setor Sul da UFAM, durante o I Simpósio Regional sobre Defesa Civil e Desastres Ambientais na Amazônia.

Sobre o evento

O Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (V SICASA), neste ano, terá como tema central: “Avanços e retrocessos na política ambiental internacional e seus impactos na Amazônia”, e contará com a presença de pesquisadores de 11 países entre América, Europa e África.

Como parte das atividades do V SICASA, o I Simpósio Regional sobre Defesa Civil e Desastres Ambientais na Amazônia ocorrerá entre os dias 14 a 17 de agosto de 2018, no Campus Universitário da UFAM. O prazo para a submissão de trabalhos para o V SICASA está aberto até o dia 16 de maio. Mais informações pelo site:  https://www.even3.com.br/5SICASA

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …