Capa » Noticias » Pesquisador do Cemaden aponta métodos para melhor compreensão dos processos de deslizamentos e seus impactos em edificações

Pesquisador do Cemaden aponta métodos para melhor compreensão dos processos de deslizamentos e seus impactos em edificações

Cassiano Bortolozo, pesquisador do Cemaden,  apresenta as metodologias aplicadas para prevenção de riscos de movimentos de massa e deslizamentos, na reunião da Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”. ( Foto: Renata/Cemaden)

 

Aplicando metodologias integradas de geotecnia e geofísica, estudos realizados em área de risco de deslizamentos – no município de Campos do Jordão (região serrana do Estado de São Paulo) –  apontam resultados que podem  contribuir na prevenção  de impactos em edificações construídas em solos vulneráveis a movimentos de massa e deslizamentos. A pesquisa também contribui para os cálculos de edificações de muros de contenção para prevenção de deslizamentos de terra.

Os estudos coordenados pelo pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) , Cassiano Antonio Bortolozo –  da área de Pesquisa de Processos Geodinâmicos de Desastres Naturais –   utilizaram sondagens geotécnicas e levantamentos geofísicos para levantar o histórico dos impactos  e causas de deslocamento de construções, principais estruturas envolvidas no movimento ( entre rochas, argila  e sedimentos) e identificação de diversas composições do terreno. Todos esses fatores influenciaram a instabilidade do solo e os processos de deslocamento rotacional  do terreno, afetando as construções existentes desde a década de 1940 até as edificações mais recentes, como o da escola, construída em 2002.

Durante os estudos, identificou-se que o muro de contenção de deslizamentos, também construído em 2002, sofreu um deslocamento rotacional sentido norte-sul, servindo como um marcador do movimento do solo na pesquisa. “Em 15 anos, o muro se deslocou oito metros, o que é bastante sério e mostra a grave vulnerabilidade do terreno.”, aponta o pesquisador do Cemaden.

A pesquisa intitulada  “Combined analysis of electrical and electromagnetic methods with geotechnical soundings and soil characterization as applied to a landslide study in Campos do Jordão City, Brazil”  (Análise combinada de métodos elétricos e eletromagnéticos com sondagens geotécnicas e caracterização de solo aplicada a um estudo de deslizamentos de terra na cidade de Campos do Jordão, Brasil), foi divulgada no   Journal of Applied Geophysics, Volume 161, fevereiro de 2019, páginas 1-14, na plataforma de  publicação científica internacional de Ciência Direta da  Elsevier.

“Uma das principais contribuições desse trabalho científico está em demonstrar que o uso de diferentes metodologias podem ajudar no planejamento de edifícios e estruturas de contenção. ”, destaca o pesquisador do Cemaden, Cassiano Bortolozo. Ele explica que, especialmente em situações de complexidade geológica e geotécnica, as metodologias integradas colaboram para definir o tipo de estrutura a ser construída na superfície e evitar impactos nas construções provocados pelos movimentos de massa.

Atualmente, Campos do Jordão é  uma das áreas piloto utilizada pelo Cemaden para estudos e compreensão do processo de deslizamentos de terra, além da aplicação de técnicas de mitigação e prevenção de risco de movimentos de massa. Todos os anos, especialmente no verão, o Brasil sofre com enchentes e deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas. Esses deslizamentos de terra são responsáveis ​​por muitas mortes e perdas materiais que afetam enormemente a população local.

O município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, apresenta uma história de movimentos de massa que resultou em fatalidades e perdas financeiras. Um mapa da avaliação de risco do município mostra que cerca de 32% da população do município vive em áreas de risco.

O trabalho científico foi apresentado pelo pesquisador do Cemaden, Cassiano Bortolozo,  na Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, na quarta-feira (13), na Sala de Imprensa da instituição, com transmissão simultânea pela internet. O vídeo da apresentação já se encontra disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=AIznfPochS4e.

Com a participação de pesquisadores de diversas instituições, o trabalho científico está disponibilizado no endereço : https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S092698511830096X

Fonte: Ascom/Cemaden

Foto: Renata/Cemaden

Foto: Renata/Cemaden

 

Foto:Renata/Cemaden

 

Fonte: Cemaden/MCTIC

Campos do Jordão – pesquisadores do Cemaden com instrumentos para análise do solo na área de deslizamentos e movimentos de massa(Foto: Cemaden)

Confira também

El Niño influenciou no aumento dos incêndios e na diminuição de captação de carbono em 2015/2016, apontam pesquisadores

Pesquisadores britânicos e brasileiros avaliaram que o fenônemo El Niño impactou, em nível mundial, na …