Capa » Noticias » Experiências municipais para redução do risco de desastres são apresentados na Série de Debates do Cemaden

Experiências municipais para redução do risco de desastres são apresentados na Série de Debates do Cemaden

“Mitigação de riscos de desastres: experiências municipais” foi a temática abordada na Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em transmissão ontem (dia 7) pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden. No debate foram apresentados projetos e experiências de trabalhos de prevenção e de redução de riscos de desastres,  nas áreas vulneráveis das cidades de Recife (PE) e de Belo Horizonte (MG).

Elaine Hawson, gerente-geral de Engenharia da Defesa Civil de Recife (PE), apresentou o Programa Parceria, com as etapas do processo de realização de obras de prevenção nas áreas de risco nas encostas urbanas, em parceria com a comunidade. “As obras de recuperação dos locais de risco de desastres nas encostas urbanas melhoraram  as condições de vida das famílias moradoras dos morros e das áreas planas, próximas às encostas.”, afirma Elaine Hawson, mostrando a eficiência do projeto de parceria entre o poder público e a população.

Alice Chagas, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), apresentou os trabalhos realizados junto aos núcleos comunitários para a conscientização de vulnerabilidade e de resiliência, frente aos riscos de desastres de inundações e deslizamentos de encostas. “Para o desenvolvimento da cultura de prevenção e diminuição de riscos de desastres, o importante é trabalhar com a população para identificação e conhecimento desses riscos.”,   destaca Alice Chagas, mostrando os desafios de capacitação e transformação de pessoas em multiplicadoras de informações.

Série de Debates promove o intercâmbio de experiências municipais dentro do Projeto ELOS

Desde fevereiro deste ano, quando foi lançado o Projeto ELOS – desenvolvido pela  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) – por meio de cooperação internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – em parceria com o Cemaden, a Série de Debates têm convidado diversas Defesas Civis e instituições municipais do País para o intercâmbio de experiências e ações relacionadas com a redução do risco de desastres.

O Projeto ELOS está realizando a pesquisa municipal em proteção e defesa civil. Na primeira fase da pesquisa, as defesas civis municipais podem responder o questionário online a ser enviado pela equipe de pesquisa do Cemaden ou pelas Defesas Civis Estaduais, que estão ajudando na mobilização do projeto desenvolvido pela Sedec. “Até o dia 07 de abril, 1.677 municípios brasileiros já haviam respondido o questionário online. Ainda dá tempo de participar”, explica Silvia Saito, uma das pesquisadoras da equipe do Projeto ELOS. A coleta e análise das informações e dados sobre necessidades e capacidades das defesas civis municipais estão sendo feitas pela equipe de pesquisadores do Cemaden, aplicando metodologias científicas.

O moderador da Série de Debates e coordenador do Projeto ELOS, Victor Marchezini, explica que a partir do diagnóstico das necessidades e capacidades será elaborada uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros. “Esperamos que os resultados da pesquisa científica sejam úteis para subsidiar políticas públicas que fortaleçam ainda mais os elos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). É importante lembrar que proteção e defesa civil somos todos nós, somos os elos desse sistema”, explica Marchezini.

Defesas civis municipais interessadas em participar da pesquisa podem se cadastrar no formulário disponibilizado pelo link: https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9.

A Série de Debates – “Ciência, Riscos e Desastres”. Mitigação de riscos de desastres: experiências municipais”, na íntegra, está disponível no Canal YouTube da Série de Debates Cemaden pelo link : https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

Nesse canal, pode-se inscrever no Canal para receber os lembretes das próximas palestras.

Fonte : Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …