Capa » Noticias » Comitiva da Secretaria de Tecnologias Aplicadas do MCTIC visita o Cemaden

Comitiva da Secretaria de Tecnologias Aplicadas do MCTIC visita o Cemaden

Com o objetivo de conhecer e alinhar as atividades relacionadas ao uso de tecnologias, gestores da Secretaria de Tecnologias Aplicadas e do Departamento de Tecnologias Estratégias de Produção – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visitaram, nesta terça-feira (06), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP).

A comitiva do MCTIC – formada pelo secretário de Tecnologias Aplicadas, Mauricio Pazini Brandão; pelo diretor do Departamento de Tecnologias Estratégicas e de Produção, Mauricio Ribeiro Gonçalves e pelo coordenador-geral de Tecnologias Estratégicas e de Produção, Dino Ishikura – foi recepcionada pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

Em reunião junto aos gestores, pesquisadores e analistas de ciência e tecnologia do Cemaden – com a presença de gestores representantes do Parque Tecnológico de São José dos Campos- o diretor Osvaldo Moraes fez a apresentação institucional do Cemaden à comitiva do MCTIC, mostrando as atividades e produtos e tecnologias desenvolvidas e utilizadas pelo Cemaden, bem como o planejamento de pesquisa aplicada ao monitoramento geo-hidrológico e as metas da instituição.

Após a reunião, o secretário de Tecnologias Aplicadas do MCTIC e comitiva conheceram a Sala de Situação do Cemaden.A visita faz parte da programação de encontros que a Secretaria de Tecnologias Aplicadas vem realizando nos Institutos de Pesquisas do MCTIC.

A Secretaria de Tecnologias Aplicadas (SETAP) do MCTIC é responsável por propor, coordenar e acompanhar as medidas necessárias à implementação de políticas para a incorporação de tecnologias que potencializem os setores cibernético, espacial, nuclear, de defesa, de comunicações e inteligência artificial. Também compete à SETAP fomentar e acompanhar as iniciativas governamentais nas áreas de educação, meios produtivos, saúde, infraestrutura e serviços públicos, garantindo o uso de tecnologias que promovam o desenvolvimento econômico e social do País.

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …