Capa » Noticias » Cemaden recebe visita de deputada do legislativo paulista

Cemaden recebe visita de deputada do legislativo paulista

No último dia 26 de fevereiro, a  recém-eleita deputada estadual Letícia Aguiar, acompanhada de comitiva do gabinete,  visitou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações-  para conhecer o sistema de monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres naturais.

Natural de São José dos Campos (SP), cidade onde está sediado o Cemaden, a deputada Letícia Aguiar quis conhecer a instituição, após ver o Boletim Especial de Risco Geo-hidrológico  do Cemaden, divulgado pela Mídia. Esse boletim é feito diariamente e disponível no site da instituição, apresentando a previsão para o dia seguinte de riscos de inundações, enxurradas e deslizamentos, bem como a previsão de chuvas e seus impactos em todas as regiões no Brasil.

A deputada foi recebida pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes e conheceu a Sala de Situação onde é realizado o monitoramento dos 958 municípios mapeados com áreas de risco, em todo o território nacional. Recebeu explicações do coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi,  sobre os tipos de equipamentos utilizados na rede observacional do Cemaden e do processo de monitoramento e emissão de alerta de risco de desastres.

A parlamentar se colocou à disposição para apoiar o trabalho do Cemaden, visando a prestação de serviço à população, inclusive colaborando para ampliar a integração com as Defesas Civis Municipais do estado de São Paulo.

Participou, também,  na recepção e reunião com a deputada, a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …