Capa » Noticias » Cemaden participa de simpósio internacional do Cone Sul sobre sistemas de alerta hidrometeorológico

Cemaden participa de simpósio internacional do Cone Sul sobre sistemas de alerta hidrometeorológico

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – foi convidado pelo Observatório Hidrometeorológico de Córdoba (Argentina) a participar do IV Simpósio de Radar e Sistemas de Alerta do Cone Sul, realizado na sede do Ministério da Água, Ambiente e Serviços Públicos, em Córdoba.

Organizado pelo Observatório Hidrometeorológico de Córdoba, o evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, para abordar questões relacionadas a dados de radar meteorológico e o emprego dessas informações para a emissão de alertas hidrometeorológicos.

O evento reuniu pesquisadores de prestígio na área de hidrometeorologia de países da América Latina, Europa e dos Estados Unidos, assim como diversas instituições  e universidades argentinas, as quais vem trabalhando na área de radar e sistemas de alerta.

O diretor do Cemaden, Osvaldo de Moraes apresentou, durante o evento, o sistema monitoramento e alertas da instituição brasileira e também sobre o Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais, integrado pelos quatro eixos: mapeamento das áreas de risco, monitoramento e alerta, prevenção e resposta.

“Assim como ocorre em várias partes do mundo – na área de monitoramento e prevenção de impactos socioambientais – vem se intensificando as parcerias internacionais entre as instituições científicas, principalmente nos países do Cone Sul.”, destaca o diretor do Cemaden, Osvaldo Mores. “A tendência é unir esforços para criar um sistema de alerta em escala continental e global.”

Atualmente, o Cemaden desenvolve parceria com o Joint Research Centre da Comissão Europeia (JRC – EC) no  intercâmbio de dados, informações e pesquisas relacionadas ao monitoramento e sistemas de alertas de desastres. Essa parceria visa desenvolver métodos inovadores, ferramentas e padrões para condições meteorológicas e hidrológicas extremas em escala mundial.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …