Capa » Noticias » Cemaden inicia intercâmbio técnico-científico com o Paraguai na área de redução de riscos de desastres

Cemaden inicia intercâmbio técnico-científico com o Paraguai na área de redução de riscos de desastres

Coordenador-geral do Cemaden, meteorologista  Marcelo Seluchi  apresenta o sistema de funcionamento da Sala de Situação ao chefe  do Centro de Informação e Alerta, da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, meteorologista Ricardo Pereira.
Coordenador-geral do Cemaden, meteorologista Marcelo Seluchi apresenta o sistema de funcionamento da Sala de Situação ao chefe do Centro de Informação e Alerta, da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, meteorologista Ricardo Pereira.

Com o objetivo de cooperação técnica-científica entre Brasil e Paraguai nos campos de monitoramento e alertas para redução do risco de desastres hidrometeorológicos, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – está recebendo, nesta semana, a visita técnica do representante da Secretaria de Emergência Nacional do governo paraguaio.

Durante três dias, o chefe do Centro de Informação e Alerta, meteorologista Ricardo Pereira – da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai – está se reunindo com equipes de diversos setores do Cemaden para conhecer as atividades desenvolvidas e elaborarem, em conjunto, o Plano de Ação Bianual entre as instituições.

“ Queremos compartilhar as experiências científicas e de infraestrutura, visando atender a gestão do risco de desastres na região. Nosso país é afetado por inundações (lentas e repentinas), eventos extremos e tornados.”, afirma o chefe do Centro de Informação e Alerta do Paraguai, Ricardo Pereira e complementa : “Os eventos extremos não reconhecem fronteiras. Necessitamos de cooperação e intercâmbio de informações entre os países.”

Parceria entre Brasil e Paraguai

Em agosto de 2015, o então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo brasileiro firmou um Memorando de Entendimento junto ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai, para o desenvolvimento regional entre os países em diversas áreas científicas.

Em fevereiro de 2017, foi assinada a Declaração de Intenções entre o Cemaden e a Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, visando a cooperação nos campos de monitoramento e alertas para redução de risco de desastres hidrometeorológicos direcionadas às populações de ambos países. Dentro desse documento,  está prevista a elaboração do Plano de Ação, que definirá o Grupo de Trabalho bilateral e as atividades do intercâmbio técnico-científico, por meio de reuniões presenciais periódicas, projetos interdisciplinares de colaboração em áreas de interesse, além da cooperação mútua na área de redução de riscos de desastres hidrometeorológicas.

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …