Capa » Noticias » Cemaden divulga o Boletim de Previsão de Impactos em atividades estratégicas para o trimestre

Cemaden divulga o Boletim de Previsão de Impactos em atividades estratégicas para o trimestre

A sexta edição do Boletim Mensal de Previsão de Impactos em atividades estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) –  foi divulgada nesta segunda-feira (21) no portal do Cemaden. O boletim apresenta os cenários mais prováveis de impactos nos recursos hídricos e na vegetação, em diferentes setores do Brasil, bem como na agricultura familiar de sequeiro para o semiárido, no decorrer do trimestre janeiro, fevereiro e março de 2019 (JFM/2019).

Os destaques são a situação do Sistema Cantareira, as projeções para as vazões afluentes aos reservatórios de Três Marias e Serra da Mesa e os possíveis cenários para os volumes armazenados nos açudes monitorados no semiárido da Região Nordeste, nos meses subsequentes.

A situação de armazenamento do reservatório do Sistema Cantareira (40,5%) é semelhante à situação de dezembro do ano anterior. Em um cenário hipotético de chuvas na média climatológica, o modelo hidrológico projeta que este reservatório poderá chegar a março de 2019 em melhor situação quando comparada ao mesmo período de 2018. Os valores médios mensais de vazão neste sistema aumentaram em relação aos meses anteriores. Ainda assim, o modelo indica que vazão ficará abaixo da média no decorrer do próximo trimestre.

O mesmo poderá ocorrer na bacia afluente ao reservatório Três Marias, ou seja, as vazões podem apresentar uma situação mais favorável que no mesmo período do ano anterior, porém abaixo da média (55% da média de longo termo- MLT da vazão). Para a bacia afluente ao reservatório Serra da Mesa, o modelo hidrológico simula vazão próxima a 70% da MLT, situação menos favorável que no trimestre janeiro-fevereiro e março de 2018.

Para o semiárido, as condições de seca de intensidade moderada e severa sofrerão uma atenuação em todo o Brasil, mesmo ocorrendo chuvas 20% abaixo da média climatológica para o trimestre janeiro-fevereiro e março de 2019. Nos municípios com calendário de plantio para o mesmo período, são previstas condições de seca de intensidade normal a fraca, quaisquer que sejam os cenários.

Informações completas do Boletim de Previsão de Impactos,  de janeiro a março,  em atividades estratégicas no Brasil estão disponibilizadas no portal do Cemaden :

http://www2.cemaden.gov.br/boletim-de-impactos-em-areas-estrategicas-para-o-brasil-15012018/

 Fonte : Ascom/Cemaden

 

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …