Capa » Noticias » Cemaden apoia seminário sobre monitoramento e alertas no Sul de Minas

Cemaden apoia seminário sobre monitoramento e alertas no Sul de Minas

Durante o evento, a Defesa Civil de Poços de Caldas (MG) assinou o protocolo de intenção, junto à Universidade Federal de Alfenas (Unifal), para a criação de um sistema de monitoramento e alertas de desastres naturais para atender a região.  A decisão foi tomada após o evento ocorrido, em janeiro deste ano, onde fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos pontos na cidade, afetando o comércio e residências.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – participou do 1º Seminário de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Sul de Minas, ocorrido no último dia 18, em Poços de Caldas (MG). O evento foi realizado pela Prefeitura do município, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas- Campus de Poços de Caldas, com o apoio do Cemaden e do Grupo DME, empresa de distribuição de energia no município.

Os tecnologistas e pesquisadores da Sala de Situação do Cemaden, geólogo Celso Graminha e o hidrólogo Mosefram Firmino apresentaram, durante o seminário, as atividades interdisciplinares de monitoramento e alertas de desastres naturais, que envolve as áreas de Geodinâmica, Hidrologia e Desastres Naturais.

Mostraram como é feito o monitoramento dos municípios, envolvendo critérios técnicos, legais e da parceria junto ao  Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Defesas Civis.

“O seminário marcou a iniciativa de aprimorar a prevenção e monitoramento de desastres naturais na região, envolvendo as Defesas Civis e a participação da sociedade local”, afirma o geólogo do Cemaden, Celso Graminha. Informou que a parceria com a Prefeitura foi iniciada com a visita do secretário de Defesa Civil municipal, Luis Carlos Lima ao Cemaden e a instalação de sete pluviômetros comunitários em Poços de Caldas.

Poços de Caldas não é um município monitorado pelo Cemaden, mas mostrou interesse em articular o mapeamento das áreas de risco e entrar na lista de municípios a serem monitorados.

O seminário contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre representantes da Defesa Civil dos municípios do sul de Minas Gerais e do estado de São Paulo, integrantes de Prefeituras, do Legislativo, profissionais da área de desastres naturais e estudantes do Ensino Superior.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …