Capa » Noticias » Cemaden abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq 2019)

Cemaden abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq 2019)

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  com sede no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP), está com inscrições abertas para Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), programa de iniciação científica do Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Contribuir para a formação de recursos humanos na pesquisa científica, em temas que se relacionam ao estudo de desastres, e popularizar o estudo de risco de desastres são alguns dos objetivos dessa bolsa de iniciação científica.

O PIBIC visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.  O Programa é regido pela Norma RN 017/2006, disponível para consulta no seguinte endereço online: http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352

A candidatura para orientação de projetos é aberta apenas a profissionais do Cemaden. Os alunos interessados nas bolsas devem entrar em contato com os referidos profissionais.

O prazo para as inscrições das Bolsas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq-Cemaden termina às 17 horas do dia 20 de julho de 2019. Os documentos deverão ser enviados eletronicamente ao e-mail :  PIBIC@cemaden.gov.br,  constando no campo “assunto” Processo Seletivo 2019.

A duração da Bolsa é de doze meses, com possibilidade de renovação. As regras do CNPq contemplam a possibilidade de renovação, porém é recomendado que os orientadores submetam novos projetos para seleção, para que haja novas oportunidades todos os anos, considerando o número limitado de bolsas da instituição.

Mais informações sobre documentos, inscrições e critérios de seleção, entre outras,  estão disponibilizadas no endereço:

edital_PIBIC_selecao2019

 

Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …