Capa » Riscos geo-hidrologicos » 20/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

20/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (20/02/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 Região Sudeste: São Paulo.

No Estado de São Paulo há MODERADA possibilidade de eventos geo-hidrológicos devido a previsão para as próximas 24 horas. Destaca-se o vale do Ribeira e centro leste de São Paulo, incluindo região Metropolitana da capital, onde há chance de eventos hidrológicos de curta duração, como enxurradas e alagamentos urbanos em áreas densamente povoadas e com deficiência de drenagem e canalização aberta, além de deslizamentos pontuais.

 Regiões Norte e Nordeste: Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Nas capitais do Pará, Maranhão, Ceará e no Rio Grande do Norte há previsão de pancadas de chuva, sendo MODERADO o risco de eventos geo-hidrológicos.  Na região do e no Recôncavo Baiano, há a possibilidade MODERADA de ocorrência de eventos de movimentos de massa, especialmente em áreas de risco caracterizadas por encostas declivosas ocupadas e/ou próximas a taludes de corte-e-aterro, devido à previsão de chuvas isoladas com variação de intensidade.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …