Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/02/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

12/02/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta segunda-feira (12/02), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva no leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná, com intensidade variando de moderada a forte. Em algumas localidades das regiões citadas, principalmente no oeste e norte do Paraná e nordeste de Santa Catarina, os acumulados poderão apresentar valores significativos em curto espaço de tempo, o que pode favorecer eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas. Dessa forma, é MÉDIA a possibilidade eventos de risco hidrológico nas regiões destacadas do Paraná e Santa Catarina, e BAIXA no leste dos dois estados.

  • Região Sudeste: São Paulo.

A previsão meteorológica indica pancadas de chuva em grande parte do estado de São Paulo. Em algumas localidades do Vale do Ribeira, litoral sul, baixada Santista, Vale do Paraíba, região metropolitana de Campinas e da Capital, além de municípios nos arredores da Serra da Mantiqueira, a chuva deverá ocorrer em forma de pancadas com intensidade moderada a forte, com acumulados significativos em curto espaço de tempo. Esta condição pode favorecer a ocorrência de eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas. Também, caso limiares críticos sejam atingidos nas áreas em destaque, poderão ocorrer deslizamentos pontuais. Assim, a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos é MÉDIA.

  • Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

A previsão meteorológica indica condição para pancadas localizadas de chuva com intensidade variando de moderada no interior do Rio Grande do Norte, centro-sul e litoral do Ceará, e centro-norte do Piauí. Em algumas localidades do Ceará e Piauí em destaque, poderão ser observados acumulados significativos. Assim, a possibilidade de eventos de risco geo-hidrológico é MÉDIA no Ceará e Piauí. No litoral do Rio Grande do Norte é BAIXA possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …