Capa » Riscos geo-hidrologicos » 09/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

09/04/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (09/04/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Norte: Amazonas, Pará e Amapá.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos pontuais de deslizamentos de terra na cidade de Manaus, devido aos acumulados prévios e ainda previsão de chuva para o dia de manhã, que se somam à a alta vulnerabilidade da região.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos hidrológicos como enxurradas e inundações de igarapés nas regiões de Manaus/AM, Gurupá/PA, Belém/PA e Macapá/AP, devido à possibilidade de chuvas com altos acumulados em curto período de tempo, a baixa capacidade de drenagem e alta impermeabilização do solo de grandes cidades. Em Macapá, é somado a esse cenário a alta da maré que reduz o escoamento, dos rios e tributários parcialmente canalizados, da cidade em direção ao mar.

 

  • Região Sudeste: Minas Gerais.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências pontuais de eventos geo-hidrológicos de curta duração na mesorregião do Vale do Mucuri, devido aos acumulados prévios que poderão ser incrementados, pois há previsão de chuva ao longo do dia que pode ser na forma de pancada, principalmente no período da manhã.

 

  • Região Nordeste: Bahia.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos no sul da Bahia devido à previsão de chuva no decorrer do dia que podem ser em forma de pancada, durante madrugada e manhã, de intensidade moderada. Os maiores acumulados são esperados bem ao sul do estado, porém, caso a frente se desloque mais para norte ao longo do dia, há municípios com acumulados prévios mais expressivos que também requerem atenção, tais como Ilhéus (BA) e Camamu (BA).

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

22/05/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (22/05/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é …