Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos

cemaden

O Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibiliza online os Relatórios da Situação da Seca e Impactos

RELATÓRIO
Dezembro
2015

Monitoramento das condições hidrometeorologicas;

Grande parte da Região Nordeste mantem as condições de “Seca” e “Muito Seca” nos últimos 90 dias do ano de 2015.

seca

As regiões do sul do Piauí, oeste da Bahia, norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e grande parte do Estado do Maranhão apresentam condição de “Muito Seca”. Em função dos acumulados de chuva observados no mês de dezembro ser superiores aos valores esperados, alguns municípios localizados no extremo leste do Nordeste apresentaram condição de normalidade.

Figura 1 – Avaliação das condições de seca para os últimos 90 dias de acordo com o cálculo dos percentis dos dados de precipitação.


seca

Para o período de 31 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, 133 municípios foram classificados como de risco MUITO ALTO (mais que 75 dias com déficit hídrico) e 373 municípios como de risco ALTO (entre 60 a 75 dias com déficit hídrico).

Figura 2 - Risco agroclimático para o período de 31/12/2014 a 31/12/2015.


seca

De acordo com o índice VSWI, 1.116 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas, totalizando, no mês de dezembro de 2015, aproximadamente 58 milhões de hectares, podendo impactar cerca de 1,4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar. Com relação ao mês anterior (novembro), houve redução de áreas impactadas no Estado do Maranhão e norte de Minas Gerais.

Figura 3 - Porcentagem do município impactado pela seca (impacto em áreas de pastagens e agrícolas) no mês de dezembro de 2015 de acordo com o índice VSWI.


Tabela 1. Avaliação da Extensão dos Impactos da Seca

seca

Previsão Climática Sazonal

A previsão climática sazonal do MCTI para o trimestre JFM/2016 prevê chuvas abaixo da média climatológica no Norte e Nordeste do País. De acordo com a indicação das áreas (Figura 4), todo o semiárido poderá ser potencialmente afetado. Vale ressaltar que mesmo em anos de forte El Niño, como é o caso do presente episódio, pode ocorrer chuvas esporádicas e irregulares em sua distribuição espacial; porém, em geral, os totais acumulados não superam a média climatológica.

Figura 4 - Previsão climática sazonal do MCTI para o trimestre JFM/2016



Tendências na escala de tempo subsazonal

Previsão por conjuntos para os próximos 10 dias

A previsão por conjuntos do modelo Eta-CPTEC/INPE indica alta chance de ocorrência de chuva nos próximos 10 dias em grande parte do semiárido, exceto no leste que inclui os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e Sergipe. Contudo, os valores acumulados previstos pelo modelo estão provavelmente superestimados.

seca

Figura 5 - Previsão de precipitação acumulada (mm) nos próximos 10 dias emitida pelo do modelo numérico ETA/CPTEC/INPE. Esta previsão é resultado da média de um conjunto de 7 membros (7 previsões semelhantes em que a cada previsão é iniciada com o estado da atmosfera ligeiramente diferente).

Projeção para a terceira semana – 17 a 25 de janeiro de 2016

As previsões para a terceira semana de Janeiro indicam condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de precipitação na região central do semiárido. A exceção acontece no norte do Ceará e no Maranhão onde não se espera acumulados de chuva neste período. Desta forma, são esperados acumulados de chuva na porção central do semiárido no período de 17 a 25 de janeiro de 2016.

seca

Figura 6 - (Esq.) Previsão de anomalia de precipitação no período 21 a 27 de janeiro de 2016, pelo modelo de previsão por conjuntos do NCEP/NOAA. (Dir.) Previsão de anomalia de precipitação no período 21 a 27 de janeiro de 2016, pelo modelo de previsão por conjuntos do CPTEC/INPE.



cemaden

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
www.cemaden.gov.br

Endereço

Tel: +55 (12) 3186-9236 Rodovia Presidente Dutra, Km 40, SP-RJ CEP: 12630-000, Cachoeira Paulista, SP, Brasil

Desenvolvido por CEMADEN / MCTI