Capa » Noticias » Workshop discute Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres nesta quinta-feira

Workshop discute Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres nesta quinta-feira

A aplicação das Ciências Matemáticas para a compreensão da ocorrência de fenômenos naturais e a redução de riscos de desastres socioambientais serão os focos das discussões do Workshop Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, que ocorrerá em São José dos Campos (SP), nesta quinta-feira (6), das 8h30 às 19h30, no Auditório da Unesp – Campus São Dimas.

A temática é direcionada a professores, pesquisadores e estudantes de Ciências Matemáticas e Ambientais, coordenadores de Defesa Civil e  formuladores de políticas, entre outros interessados.

Durante o workshop, será feito o pré-lançamento do livro “Towards mathematics, computers and environment: a disasters perspective”  (Avanços em matemática, computação e meio ambiente: uma perspectiva de desastres”),  pela Editora Springer. Alguns autores farão breve palestras sobre os capítulos.

A palestra de abertura do evento será dada pelo pesquisador Laercio Namikawa (do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE),  que falará sobre modelagem de áreas de risco da barragem de Brumadinho.

O evento está sendo coordenado pelos pesquisadores Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  e Rogério Galante Negri, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Na programação, também estão previstas apresentações de trabalhos sobre modelagem, desenvolvimento de ferramentas e tecnologias aplicadas para prevenção e impactos de desastres, metodologias de pesquisas socioambientais, entre outros temas.  No final do evento, está previsto um minicurso sobre Big Data.

Mais informações sobre o workshop e programação estão disponibilizadas no endereço:

https://mathdisasters.wixsite.com/workshop

(Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Prorrogado até o próximo dia 15 o prazo das inscrições para Bolsas do Programa de Capacitação Institucional ( PCI) do Cemaden

As inscrições para a seleção de especialistas, pesquisadores ou tecnologistas para diversos projetos em “Pesquisas …