Capa » Noticias » Projeto Elos mobiliza as defesas civis municipais para preencher o questionário até o dia 20 de março

Projeto Elos mobiliza as defesas civis municipais para preencher o questionário até o dia 20 de março

O Projeto Elos é desenvolvido pela Sedec/MDR, por meio de cooperação internacional- em parceria científica com o Cemaden/MCTI – para levantamento de informações sobre estrutura e capacidades das defesas civis municipais, visando posterior elaboração de proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

Com o objetivo de realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), está desenvolvendo o “Projeto Elos”, em âmbito de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A implementação do Projeto Elos será feita em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – incumbido a coletar e analisar as informações por meio de metodologias científicas.

As defesas civis municipais são consideradas os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). A partir do diagnóstico, será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros

Lançamento  do  Projeto Elos e convite às defesas civis municipais

No último dia 18 de fevereiro, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, fez o lançamento do projeto e convidou todos os órgãos municipais de proteção e defesa civil a responderem o questionário online referente à Pesquisa Municipal em Proteção e Defesa Civil.

O questionário online refere-se às necessidades e capacidades municipais em proteção e defesa civil, a ser respondido pelo responsável do órgão municipal de proteção e defesa civil, até dia 20 de março de 2021.

Para assistir a apresentação feita pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, pode acessar o link : https://youtu.be/hbB_taslEIk

Mais informações sobre o Projeto Elos: https://youtu.be/J0rQrVLLSQI

Os formulários para preenchimento pelos responsáveis das defesas civis municipais estão disponibilizados no link:: https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9

Fonte:Ascom/Cemaden

Confira também

Projeto RedeGeo do Cemaden irá instalar equipamentos nas áreas de risco de deslizamentos na região do ABC Paulista

  Com apoio e parceria de especialistas e Defesas Civis Municipais, a equipe do Projeto …