Capa » Noticias » Campanha#AprenderParaPrevenir tem suas inscrições prorrogadas até o dia 13 de outubro

Campanha#AprenderParaPrevenir tem suas inscrições prorrogadas até o dia 13 de outubro

Com o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”, a Campanha #AprenderParaPrevenir é destinada às comunidades escolares, Escolas de Ensino Básico e às Defesas Civis que atuam em escolas, para todo o território nacional. Os participantes podem inscrever os trabalhos desenvolvidos no tema em duas categorias: projetos e ações educativas realizadas em 2016-2017, ou novas propostas.

Coordenada pelo Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  a Campanha #AprenderParaPrevenir prorrogou o prazo da inscrição de projetos e propostas de ações voltadas ao conhecimento sobre redução dos riscos de desastres socioambientais para até o dia 13 de outubro, data na agenda mundial do  Dia Internacional da Redução de Riscos de Desastres Naturais.

Nesta 2ª edição da campanha, além das comunidades escolares, a novidade é a abertura para a participação das Defesas Civis atuantes em Educação.

A premiação da campanha não é competitiva. Os inscritos concorrem ao sorteio de 10 pluviômetros semiautomáticos, apoiando e orientando atividades sobre o monitoramento das chuvas e da percepção de riscos de desastres socioambientais.

Campanha e Inscrições

A Campanha #AprenderParaPrevenir incentiva a comunidade escolar a desenvolver atividades para a percepção de riscos de desastres socioambientais, como pesquisas, monitoramento do clima, compartilhar conhecimentos, entender e até emitir alertas de risco de desastres. Essas atividades podem ter uma gestão participativa nas intervenções com suas comunidades, em parceria com as Defesas Civis locais.

O anúncio dos resultados do sorteio será no dia 26 de outubro, durante a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em São José dos Campos (SP), evento em que o Projeto Cemaden Educação estará com estande de exposição e atividades voltadas às comunidades escolares e ao público em geral.

Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições estão no endereço eletrônico:

 http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017

 

Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais e Cemaden Educação

O Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), faz o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres socioambientais, suas formas de prevenção e mitigação, além de reforçar a proposta de criar uma sociedade mais capacitada para enfrentar os riscos desses desastres e tornar-se mais resilientes. Dentro desse foco,  o Projeto Cemaden Educação é uma rede de escolas, comunidades, pesquisadores e  Defesas Civis,  que trabalha na prevenção de riscos de desastres socioambientais. Estudantes e professores pesquisam e compartilham resultados, buscando compreender como os impactos das mudanças climáticas afetam suas vidas.

O projeto foi reconhecido como prática inspiradora pela Convenção –Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em Inglês).

(Ascom- Cemaden)

Confira também

Cemaden aponta possíveis cenários de intensificação de seca e de redução do armazenamento de alguns reservatórios

Foi divulgado, ontem (16), o Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, …