Capa » Sem categoria » 31/08/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

31/08/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 31/08/2018

 

Nesta sexta-feira (31/08), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou de movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul.

A possibilidade de risco hidrológico é BAIXA para o centro-sul e leste do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que os níveis dos rios ainda se encontram dentro da normalidade, apesar da previsão meteorológica indicar pancadas de chuva moderada à forte. Em relação aos processos de movimento de massa é BAIXA a previsão de risco, uma vez que os maiores acumulados de chuva não devem atingir as áreas mais suscetíveis.

 

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

Sistema de Monitoramento de Seca para o Brasil – Junho/2019

1) Índice Integrado de Seca – IIS   O Índice Integrado de Secas (IIS) para …