Capa » Riscos geo-hidrologicos » 24/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

24/01/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 24/01/2018

Nesta quarta-feira (24/01), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, principalmente no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, que poderão atingir acumulados significativos. No entanto, é BAIXA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos, especificamente deslizamentos pontuais e inundações bruscas.

 

  • Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica mantém as condições de chuva localizadas de intensidade moderada a forte no leste do Estado de São Paulo, com os maiores volumes previstos entre a região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Ribeira. Em Minas Gerais também fica em atenção a região Metropolitana de Belo Horizonte. Essas pancadas podem causar altos acumulados pluviométricos, favorecendo eventos de enxurrada e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa, principalmente em pequenas bacias urbanas, com alto nível de impermeabilização do solo e densa ocupação de encostas. Dessa forma, a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos é MÉDIA. No centro-sul do Estado de Minas Gerais e sul do Estado do Rio de Janeiro há previsão de pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, contudo é BAIXA a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos nessas localidades.

 

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Há previsão de pancadas de chuva, principalmente na faixa litorânea desses estados. Dessa forma, é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, principalmente entre o litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. Nas outras regiões desses estados, é BAIXA a possibilidade.

  

  • Região Norte:

Continua a previsão de pancadas de chuva isoladas sobre a região. Dessa forma, não se descarta a possibilidade de eventos de deslizamentos pontuais e inundação dos igarapés, especialmente na capital Manaus. Sendo BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

15/11/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (15/11/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …