Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

12/04/2018 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (12/04), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Há previsão de continuidade de pancadas de chuva no centro-norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará com intensidade moderada a forte no decorrer do dia. Devido aos altos acumulados já registrados nos últimos dias, é MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas áreas supracitadas, destacando-se as capitais e grandes centros urbanos. Atenção aos municípios localizados na bacia do Rio Mearim, Balsas, Paranaíba e Longá nos estados do Maranhão e do Piauí, cujos níveis permanecem em elevação, sendo ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos.

Na faixa leste do Nordeste há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. Destaca-se o leste de Pernambuco e da Paraíba, principalmente suas as regiões metropolitanas, onde os volumes de chuva podem ser mais significativos no decorrer do dia, o que somados aos acumulados prévios elevados faz ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco de movimento de massa, não se descartando a possibilidade de eventos de enxurrada em algumas localidades. No leste da Bahia destaca-se o Recôncavo Baiano onde, devido aos acumulados prévios e vulnerabilidade da região, é ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco geo-hidrológicos. Nas demais áreas citadas do estado da Bahia é MÉDIA a possibilidade de eventos de risco.

No interior dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do leste Alagoas e Sergipe é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos devido aos baixos acumulados prévios.

  • Região Norte: Pará.

Entre o norte e leste do Pará há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia com acumulados significativos, sendo assim MÉDIA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos. Recomenda-se atenção às áreas densamente ocupadas localizadas as margens de rios e canais devido a uma drenagem urbana ineficiente e estão associados a pequenas bacias de contribuição e regiões de baixadas, ou seja, lugares onde possam haver acúmulo temporário de água.

  • Região Sudeste: Espírito Santo e Minas Gerais.

Há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada em grande parte do Espirito Santo, com destaque ao litoral do estado onde podem ocorrer os maiores acumulados, e também no leste e nordeste de Minas Gerais. Esta condição meteorológica pode propiciar a ocorrência de eventos de enxurradas em micro e pequenas bacias e, caso limiares críticos sejam atingidos, movimentos de massa. No entanto, devido ao caráter isolado da chuva prevista, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos de risco geo-hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

24/09/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta quinta-feira (24/09/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é …