Capa » Noticias » Webinar do Cemaden e lançamento de vídeo incentivam a participação da sociedade na Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

Webinar do Cemaden e lançamento de vídeo incentivam a participação da sociedade na Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

O lançamento de um vídeo e os debates virtuais sobre a Campanha #AprenderParaPrevenir destacam a importância da participação de toda sociedade nas ações de prevenção e redução de desastres, com abordagens desde a temática sobre a pandemia até as mudanças climáticas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realizou o primeiro webinar com especialistas em Redução de Risco de Desastres, ontem (09), para debater o tema da Campanha #AprenderParaPrevenir 2020, coordenada  pela equipe do Programa Cemaden Educação.

O encontro virtual teve a participação de Osvaldo Moraes, diretor do Cemaden; Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil e Sandra Hacon, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A mediadora desse encontro virtual foi a coordenadora do Programa Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber.

No webinar, o tema “Desastres, desastres, desastres: #AprenderParaPrevenir ” foram apresentadas as abordagens sobre a campanha de mobilização da sociedade, a importância dos cuidados e proteção, além da relevância da iniciativa para avançar a cultura de  percepção, prevenção e redução dos riscos de desastres, desde a pandemia até as mudanças climáticas.

Importância do trabalho integrado em várias áreas de conhecimento

“A campanha e as ações do Cemaden Educação contribuem para a preparação das gerações a conviverem com as condições, cada vez mais adversas, das questões socioambientais.”, afirma o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, destacando a importância das articulações junto às instituições, principalmente, as da Defesa Civil, Educação e Saúde, no trabalho conjunto junto à sociedade.

“A união de saberes e conhecimentos consolidam a cultura de proteção e prevenção. Essa campanha gerará novas campanhas e as mudanças ocorrem com a união de competências e de corações.”, enfatiza o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas. O secretário destacou a importância da união entre Cemaden e Defesa Civil nos desafios para consolidar as ações de prevenção e redução de riscos de desastres na sociedade.

“A Educação é essencial para trabalhar na adaptação das mudanças climáticas, que trazem seus efeitos nas mais variadas doenças. A questão de saúde tem que ser trabalhada junto à Educação, participando em todas as políticas públicas, em variadas áreas de conhecimento e setores econômicos”, diz a pesquisadora Sandra Hacon, da Fiocruz.

Para a coordenadora do Cemaden, Rachel Trajber, a Ciência e a informação vão contribuir para ajudar na proteção das comunidades. “Queremos que as comunidades implementem um micro-Cemaden, desenvolvendo ações de monitoramento e de pesquisa para redução dos riscos e das vulnerabilidades.”

A apresentação do primeiro Webinar da Campanha #AprenderParaPrevenir está disponível no link :  https://youtu.be/mhX7Xfoy8Wo

O vídeo da Campanha#AprenderParaPrevenir de 2020 pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=OeVXqSkA5Rk&feature=youtu.be

Programação dos próximos webinários da campanha

O Programa Cemaden Educação realizará uma série de seis webinários com diversos especialistas em Redução de Risco de Desastres, para abordagem da temática da Campanha #AprenderParaPrevenir 2020:

1º Webinário (09 de julho, das 11h ao 12h) -Desastres, desastres, desastres: #AprenderParaPrevenir

2º Webinário (23 de julho) -Desastres, desastres, desastres: E a Educação?

3º Webinário (06 de agosto) -Desastres,desastres,desastres:Vulnerabilidades.

4º Webinário (20 de agosto) Desastres, desastres, desastres: Soma,Multiplica e Potencializa.

5º Webinário (10 setembro) -Desastres, desastres, desastres: Defesa Civil educa.

6º Webinário (24 de setembro) – Desastres, desastres, desastres: O que podemos fazer?

Os debates podem ser acompanhados pelo Facebook e YouTube do Cemaden Educação, nos endereços:

facebook.com/cemadeneducacao

http://youtube.com/c/CemadenEducação

Sobre a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

A 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é coordenada pelo Programa Cemaden Educação e teve seu lançamento oficial no dia 1º de julho, com o objetivo de mobilizar Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia para a prevenção de desastres.

Com o tema “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”, neste ano, a novidade da campanha é a inclusão do Programa de Saúde Família e Vigilância Epidemiológica, devido ao desastre biológico do coronavírus. Nesta campanha, o Cemaden e parceiros de âmbito nacional incentivam a criação de campanhas locais com foco nas comunidades escolares, com inscrições dos trabalhos até o dia 31 de outubro. Mais informações no site do Cemaden Educação pelo endereço : http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …