Capa » Noticias » “Vacina” será o tema do episódio deste sábado (20) do Programa Ciência e Cultura

“Vacina” será o tema do episódio deste sábado (20) do Programa Ciência e Cultura

O sétimo programa do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?” será apresentado neste sábado (20 de fevereiro), às 16 horas, no Canal do Programa WASH, no  YouTube, com o episódio   “Vacina”, dirigido especialmente às crianças e adolescentes, mas com apelo a todo o público.

A iniciativa do projeto é do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), coordenado pelo pesquisador Victor Mammana, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – em parceria com o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia. A produção conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto Federal, da Câmara dos Deputados e do Cemaden/MCTI.

O Programa WASH vem atuando, também, em parceria com o Programa Cemaden Educação, integrando conteúdos e aproveitando as experiências mútuas, no sentido de levar as temáticas de desastres naturais para a escola pública, no contexto do STEAM (metodologia que inclui atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Episódio “Vacina” do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?”

O episódio sobre “Vacina”, neste sábado, apresentado pelo físico Wil Namen, terá como convidada a biomédica Mellanie Fontes-Dutra, mestre e doutora em Neurociências (UFRGS), com pós-doutorado em Bioquímica (UFRGS), coordenadora da Rede Análise Covid-19, membro do grupo Infovid e colaboradora do Instituto Questão de Ciência.

Toda a programação do Ciência e Cultura foi pensada para abordar temas seguros para o público infantil, interessantes para os adolescentes e jovens e que agradem toda a família e a comunidade escolar. A proposta é oferecer uma programação que permita ao público “aprender, brincando e brincar, aprendendo”. “Com essa iniciativa, o Programa WASH quer estar mais perto do seu público, mesmo em tempos de pandemia.”, afirma Elaine Tozzi, da equipe do Programa WASH, informando que os conteúdos do programa podem ser utilizados em sala de aula.

Os episódios anteriores do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, do Programa WASH , estão disponibilizados nos links :

Episódio 6 – Sistema Solar

Link: https://youtu.be/aBEwkm-THOY

Episódio 5 – A Criança e a Ciência

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5On4VwykyHo&t=1290s

Episódio 4 – Fauna, Flora e Fogo

Link: https://www.youtube.com/watch?v=wjX_yFaookU&t=1348s

Episódio 3 – Água: vida, direito, dever e poder. Vem descobrir com a gente!

Link: https://www.youtube.com/watch?v=NVpPBR6og9s&t=3s

Episódio 2 – Astronomia, ciência e arte.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-l_umXx5Gd0&t=443s

Episódio 1 – Lançamento

Link: https://www.youtube.com/watch?v=sOjNBwOfK-8&t=6s

 Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …