Capa » Sem categoria » TOOCAN
Toocan
Toocan

TOOCAN

Uma previsão de sistemas convectivos de curto prazo (nowcasting) é de grande importância para a elaboração de alertas de riscos de desastres naturais. Em particular, é importante realizar uma previsão de curtíssimo prazo enfocando a cobertura de nuvens associadas a sistemas precipitantes causadores de eventos severos de chuva, assim como o deslocamento desses sistemas.

Com base nesta necessidade, foi algoritmo TOOCAN foi desenvolvido e está operacional do Cemaden para a previsão de curto prazo de tempestades tropicais na América do Sul. A técnica do TOOCAN (Tracking Of Organized Convection Algorithm using a tridimensional segmentatioN) baseia-se na segmentação tridimensional das imagens infravermelho dos satélites geoestacionários, com o intuito de detectar e controlar nuvens convectivas de forma objetiva e automática.

A técnica TOOCAN é considerada mais eficaz comparada a métodos previamente utilizados, em especial devido ao acompanhamento mais detalhado de todo o ciclo de vida de um sistema convectivo (desde sua formação até sua dissipação), evitando fusões/divisões artificiais. Numa perspectiva meteorológica, essa melhoria é muito importante para a previsão de curto a curtíssimo prazo.

 

 

Saiba mais:

Fiolleau T. and Roca R. 2013. An Algorithm for the Detection and Tracking of Tropical Mesoscale Convective Systems Using Infrared Images From Geostationary Satellite. IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing, v. 99, p. 1-14.

google toocan

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …