Capa » Noticias » Teresópolis vai receber sensores geotécnicos do Cemaden para monitorar áreas de risco de deslizamentos

Teresópolis vai receber sensores geotécnicos do Cemaden para monitorar áreas de risco de deslizamentos

_DSC0004

O encontro entre  o diretor do Cemaden e o prefeito de Teresópolis teve o objetivo de definir os trabalhos e cronograma para as instalações dos equipamentos.

A instalação em Teresópolis –  região serrana do Rio de Janeiro –  dos sensores geotécnicos, dentro do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos, foi o tema de reunião nesta terça-feira, dia 19, entre o diretor Osvaldo Moraes, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o prefeito Mario Tricano.

O foco principal da reunião foi o acerto dos trabalhos do município para coletar as autorizações de algumas famílias da Comunidade do Rosário, nas áreas de riscos de deslizamento, onde serão instalados os equipamentos, além das parcerias entre o Cemaden e a Defesa Civil de Teresópolis. Após a autorização dos moradores, será feita a agenda do período de instalação dos prismas pelos técnicos.

A Estação Total Robotizada (ETR) será instalada na Paróquia de São Pedro, no Bairro São Pedro e os 100 prismas na Comunidade do Rosário. Esses sensores geotécnicos irão acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos.

“Nós já definimos, em fevereiro, junto à Defesa Civil Municipal, os melhores locais para instalação desses prismas de reflexão. É imprescindível que a comunidade abrace essa causa no sentido de autorizar a instalação do equipamento e também em sua preservação.”, reforçou o pesquisador do Cemaden,  Rodolfo Mendes, responsável pelo projeto, durante a reunião.

Destacando a importância das parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, com os objetivos de ampliar os trabalhos de prevenção e monitoramento das áreas de risco de desastres naturais, o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, considerou o encontro positivo. “A reunião com o prefeito e os secretários foi extremamente produtiva. Saímos daqui satisfeitos e com a expectativa de estarmos prontos para dar prosseguimento ao projeto.”, afirmou o diretor no final da reunião.

“Vamos intensificar o contato com os moradores do Rosário para sensibilizá-los sobre a importância de autorizarem a instalação desses equipamentos de prevenção. Nada dá certo se a comunidade não participar.”, destacou o Prefeito Mario Tricano.

No encontro ocorrido em Teresópolis, participaram, também, os secretários municipais José Ricardo Leal, de Defesa Civil, Carlos Dias, de Governo e Coordenação, e Raphael Teixeira, interino de Ciência e Tecnologia

 

 

Projeto de Monitoramento de Morros do Cemaden

Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto do Cemaden/MCTI sobre Monitoramento de Morros para Prevenção de Deslizamentos para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos em nove municípios, de várias regiões do País.

 

Já foram instaladas as Estações Totais Robotizadas (ETRs)  e prismas nos municípios de Mauá e Santos, no estado de São Paulo, Blumenau, em Santa Catarina, nos municípios serranos de Petrópolis, Nova Friburgo e em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em Salvador, na Bahia e em fase de instalação em Recife, Pernambuco. Dentro do projeto, o próximo e último município a receber os sensores geotécnicos será Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden, possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para aprimorar a emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade.

Ascom Cemaden com Ascom Prefeitura de Teresópolis

Foto crédito– Marcelo Roza/Ascom Teresópolis

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …