Capa » Noticias » Técnicos e pesquisadores discutem gerenciamento de desastres naturais

Técnicos e pesquisadores discutem gerenciamento de desastres naturais

Começa nesta segunda-feira (12) o curso sobre prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais, que será realizado no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Direcionado a agentes e técnicos de Defesas Civis e membros da comunidade acadêmica, o curso focará aspectos teóricos e práticos das ações para prevenção, mitigação e preparação, principalmente, dos processos de inundação e deslizamentos.

Com o objetivo de capacitar profissionais que atuam diretamente na área de proteção e defesa civil do Estado de São Paulo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec) e  a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) –  promove o curso “Práticas de Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, no período de 12 a 16 de setembro, no Auditório 4 do Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP).

A abertura do evento, prevista para as 8 horas, desta segunda-feira (12), será feita pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes que fará a abordagem sobre a atuação e importância das ações interministeriais e governamentais, dentro do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Criado em 2012, esse plano estratégico integra diversos ministérios para as ações de mapeamento de áreas de risco, monitoramento e alerta, prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais.

Além do diretor do Cemaden, estarão presentes, na abertura do curso, representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec) e  da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Sobre o Curso

Foram abertas 40 vagas destinadas aos agentes e técnicos do quadro de servidores efetivos das Defesas Civis Estaduais e Municipais e membros da comunidade acadêmica.

O curso será ministrado das 8h às 17h30, durante uma semana, abordando ações de prevenção e preparação para desastres naturais, nos aspectos teóricos e práticos, principalmente, dos processos de inundação e deslizamentos.

Na Programação, serão abordados os seguintes temas : 1°- dia 12 : Mapeamento de áreas de risco; 2º -dia 13 : Monitoramento e Alerta; 3º- dia 14 : Plano de Contingência e Evacuação Emergencial; 4º- dia 15 : Atividade em Campo e Mapeamento  e 5º- dia 16 : exercícios e avaliações sobre as atividades.

 A abordagem do tema sobre Monitoramento e Alerta, no dia 13 (terça-feira), será de responsabilidade do Cemaden, que disponibilizará informações sobre o uso das ferramentas e sistemas de monitoramento disponíveis, interpretação de alertas e coleta de informações de ocorrências.

Nas atividades em campo, previstas para o dia 15 (quinta-feira), estão programadas visitas aos bairros Mirante do Buquirinha e Freitas, no município de São José dos Campos. Nesses bairros, serão realizadas atividades práticas para o processo de avaliação das áreas de risco de deslizamentos e de inundação.

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …