Inscrições para as oficinas de 27 de outubro neste link, até 26/10/2017.
Clicando no link acima, você será direcionado para outro site, onde deve entrar em Inscrição/ Ficha de Inscrição. A inscrição de cada participante deverá ser feita individualmente, utilizando o número do CPF. Caso o participante não possua CPF, escolher a opção Passaporte e colocar o número do RG.
Será necessário preencher uma ficha de inscrição com os seguintes dados: Nome Completo, Nome para Crachá, Instituição a que pertence (caso não haja a opção solicitada, escolher CEMADEN), Sexo, RG, Data de Nascimento, Endereço (colocar o da escola), Telefone (colocar o da escola), E-mail (se o aluno não possuir e-mail, pode colocar o do professor ou da escola).
Será necessário escolher o tipo de inscrição: aluno ou professor, e escolher uma oficina para cada horário disponível (13:30 às 15:00, e 15:00 às 16:30).
Gostaríamos de uma maior interação entre as escolas, por isso, sugerimos que as escolas distribuem seus alunos entre todas as oficinas/visitas disponíveis.
OFICINAS DE 27 DE OUTUBRO
O que são cubesats e suas aplicações?
A oficina prática simulará algumas das funções deste tipo de nanossatélite. Serão apresentadas atividades fundamentais na formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro, realizadas em parceria com instituições de ensino, e o projeto escolar Ubatubasat, que resultou no lançamento do primeiro satélite no mundo feito por estudantes de ensino médio. As oficinas também abordam o Programa de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial do INPE.
O uso do Arduíno no monitoramento de variáveis meteorológicas
O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica que, ligado a sensores que medem variáveis meteorológicas, pode ser usado no monitoramento dessas variáveis a fim de se evitar maiores prejuízos causados por eventos extremos. O objetivo desta oficina é levar conceitos de meteorologia para alunos de Ensino Médio de forma a ajudá-los no entendimento e na prevenção de desastres naturais, além de oferecer subsídios para a futura construção de uma estação meteorológica de baixo custo para monitoramento de variáveis meteorológicas.
Utilizando o aplicativo Google Earth para identificação de áreas de risco em Bacias Hidrográficas
A Bacia Hidrográfica é uma importante unidade de análise e gestão de risco relacionada aos eventos hidrometereológicos e, sendo ela uma unidade territorial de planejamento, é importante conhecer e entender a sua dinâmica natural e os riscos de ocorrência de desastres. Esta oficina tem como objetivo observar e localizar áreas de risco de desastres socioambientais, tendo como base a bacia hidrográfica e usando o aplicativo Google Earth. Na atividade, serão mapeadas áreas de riscos a partir das observações e dos conhecimentos dos participantes em relação às áreas próximas da escola.
A matemática das escolas vulneráveis
Vamos ampliar a reflexão sobre os conceitos de ameaça, risco, vulnerabilidade, resiliência e desastre no contexto do ambiente escolar. Por meio de um conjunto de exercícios e práticas esta atividade se propõe a analisar a vulnerabilidade estrutural (do prédio, das edificações) das escolas diante dos riscos de desastre socioambiental e das ameaças naturais.
A proposta desta atividade é construir um pluviômetro artesanal com garrafas PET para coleta e monitoramento participativo da ocorrência – ou não – de chuvas. Vamos formar uma rede de observação de pluviômetros georeferenciados, com dados para a análise dos períodos de duração, intensidade e distribuição das chuvas no território. Este é um grande passo para a redução de riscos de desastres junto com as escolas.