Inpe, Cemaden e Unesp somam arte e ciência em São José dos Campos

Em tarde de outubro, o Parque Vicentina Aranha receberá atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2017

Um “sarau [ma]temático artístico” e uma feira de ciências movimentarão o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, na tarde de 26 de outubro (quinta-feira). As atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, promovida em todo o Brasil para popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil. A 14ª edição da SNCT traz o tema “A Matemática está em tudo”.

O sarau será um espaço para a expressão artística (música, teatro, poesia etc.), com apresentações relacionadas ao tema da SNCT, realizadas por estudantes de 15 escolas públicas de São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Ubatuba, Campos do Jordão, Vargem Grande do Sul, Mauá, Itú, Paraibuna, São Paulo e Angra dos Reis.

Na feira de ciências, os estudantes irão mostrar experimentos e produtos resultantes de pesquisas em meteorologia, prevenção de desastres socioambientais, engenharia e ciência espacial, geografia e a própria matemática, entre outras áreas. Serão expostas maquetes de bacias hidrográficas sobre áreas de riscos, atividades com arduino e pluviômetros, estação meteorológica de material reciclado, trabalhos realizados com imagens de satélites e outras ações para surpreender quem for ao Parque Vicentina Aranha.

Cerca de duzentos alunos e professores de escolas públicas estão envolvidos na programação, que é aberta ao público. As atividades no dia 26 de outubro começam às 13h30, com encerramento previsto para 16h30.