Capa » Cemaden » Situação Atual e Projeção Hidrológica para o reservatório de Serra da Mesa – Bacia do rio Tocantins – 03/09/2020

Situação Atual e Projeção Hidrológica para o reservatório de Serra da Mesa – Bacia do rio Tocantins – 03/09/2020

Esta edição do boletim traz a situação para o mês de agosto de 2020 e projeções com horizonte até o final dezembro de 2020. Em agosto, não foi observada precipitação nesta bacia. Cabe mencionar que neste período do ano as precipitações só ocorrem quando há passagens de sistemas frontais e, historicamente, é comum ocorrer precipitações inexpressivas. A vazão nesta bacia hidrográfica foi 191 m³/s, valor próximo à média histórica do mês. O reservatório de Serra da Mesa operou, em 31 de agosto de 2020, com 35,6% de seu volume útil, situação superior ao mesmo período do ano passado (20%). A partir das previsões meteorológicas e hidrológicas, e da operação regulada pela Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), prevê-se que o volume armazenado no reservatório poderá atingir 32% de seu volume útil no final de dezembro de 2020, considerando um cenário hipotético de chuvas na média histórica para este período, e defluência de 600 m³/s de setembro a dezembro de 2020.

Situação atual de Serra da Mesa

A precipitação acumulada durante a estação seca, nos meses de maio a agosto de 2020, baseado nas redes pluviométricas que cobrem a bacia de captação de Serra da Mesa (7 pluviômetros do INMET e 6 pluviômetros da ANA), foi 23 mm, 21% da média histórica (1983 – 2019) do período (111 mm). Em agosto de 2020, não foi observada precipitação nesta bacia. Ressalta-se que a média histórica é, aproximadamente, de 16 mm (Figura 1).

Figura 1. Precipitação mensal na bacia hidrográfica Serra da Mesa (ano hidrológico: outubro-setembro).

 

A média de vazão natural[1] em Serra da Mesa durante o período de maio a agosto de 2020, de acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi 362 m3/s, o que equivale a 19% acima da média histórica (304 m³/s) para o período compreendido entre maio e setembro.

Em agosto de 2020, a vazão natural foi 191 m³/s, valor próximo à média histórica do mês (205 m³/s). Ainda segundo o ONS, a média de vazão defluente para agosto foi 376 m3/s. O reservatório de Serra da Mesa operou em 31 de agosto de 2020 com 35,6 % do volume útil.

[1] Vazão que existiria caso não houvesse interferência humana.

Previsão de chuva para os próximos dias

A bacia de captação do reservatório Serra da Mesa, ainda se encontra no período seco. Em termos gerais, as primeiras precipitações do próximo ciclo chuvoso ocorrem a partir das últimas semanas/dias de setembro, mas a transição para a estação chuvosa só ocorre em meados do mês de outubro.  Assim, as previsões baseadas no modelo GENS/NOAA (50×50 km) indicam basicamente a ausência de precipitações nos próximos 10 dias (Figura 2). Para a segunda semana (Figura 3), o modelo GENS/NOAA continua prevendo precipitações muito escassas, ou ausência de precipitação.

Figura 2. Previsão de precipitação acumulada em milímetros (mm) nos próximos 3 (a) e 10 (b) dias para a bacia de captação Serra da Mesa (linha preta espessa), segundo a previsão do modelo numérico GENS/NOAA.

 

Figura 3. Previsão de precipitação em milímetros (mm) acumulados (esquerda) e sua respectiva anomalia em relação aos valores climatológicos (direita) para a segunda semana de acordo com o modelo numérico americano GFS/NCEP/NOAA.

Projeção de vazão para os próximos meses

Na Figura 4 apresenta as vazões médias mensais observadas e, na sequência, projeções de vazão usando a média dos membros de previsão de precipitação para o período 02 a 11 de setembro de 2020 e, a partir do dia 12 de setembro foram considerados quatro cenários de precipitação: média histórica, 25% acima e 25% abaixo da média histórica, e um cenário de precipitação igual ao ocorrido no período de 12 de setembro a 31 de dezembro de 2015 (série crítica de precipitação no período 1983-2019). As simulações indicam que, considerando um cenário hipotético de chuva na média histórica, a vazão para o período de setembro a dezembro de 2020 poderá alcançar 479 m³/s, valor semelhante à média histórica desse período (468 m³/s).

Figura 4. Histórico (linhas contínuas) e simulação (linhas tracejadas) de vazão natural média mensal (em m³/s) para o aproveitamento hidrelétrico de Serra da Mesa considerando a previsão e quatro cenários de precipitação: 25% abaixo da média histórica (azul claro), na média histórica (cinza), 25% acima da média histórica (azul escuro) e série crítica (laranja). As linhas contínuas representam as vazões observadas, de acordo com o ONS, para o período 1983-2019: médias mensais (preta); mínimas mensais (marrom); série de janeiro a dezembro de 2019 (magenta) e série de janeiro a agosto de 2020.

 

Projeção do armazenamento para os próximos meses

Na Figura 5 apresentam-se as projeções do volume armazenado no reservatório Serra da Mesa utilizando a previsão (média dos membros) e as projeções de vazão. Estas simulações consideram uma defluência de 600 m³/s no período de setembro a dezembro de 2020, segundo a regulação da Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). As projeções indicam que o volume armazenado no reservatório Serra da Mesa poderá chegar ao final de dezembro de 2020, com aproximadamente 32% do seu volume útil (43.250 hm³), situação melhor do que no mesmo período de 2019, quando apresentou 9% de volume útil armazenado.

Figura 5. Histórico (linhas contínuas) e simulação (linhas tracejadas) de armazenamento (em % da capacidade total, igual a 43250 hm³) do aproveitamento hidrelétrico de Serra da Mesa para quatro cenários de precipitação: 25% abaixo da média histórica (azul claro), na média histórica (cinza), 25% acima da média (azul escuro) e série de precipitação crítica (laranja). As linhas sólidas magenta e roxa referem-se, respectivamente, ao volume armazenado observado no período de janeiro a dezembro de 2019 e de janeiro agosto de 2020.

FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO NA INTEGRA

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …