Capa » Monitoramento » Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Setembro de 2018

Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Setembro de 2018

Sumário

De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de setembro, verifica-se a expansão espacial das condição de seca severa à excepcional, principalmente no agreste dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Segundo o IIS, 125 municípios estão classificados com condição de seca severa, 185 com condição de seca extrema e 79 com condição de seca Excepcional. Estes municípios estão localizados nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia.

Há previsão de chuvas significativas até o final de outubro no sul do nordeste, nas bacias do alto e médio São Francisco. Em escalas intermediárias (subsazonal) não há indicações confiáveis de influência positiva ou negativa na estação chuvosa do leste do nordeste. As condições climáticas relacionadas a El Niño ou La Niña são de neutralidade atualmente, porém, evoluindo para um El Niño até o final do ano. Dado que i) espera-se um episódio de El Niño durante a próxima estação chuvosa do norte do semiárido e ii) as condições de seca tem aumentado recentemente, sugere-se que as partes interessadas no gerenciamento e uso de água assumam um estado de atenção.

Índice Integrado de Seca (IIS) – Setembro de 2018 

A avaliação do IIS para o mês de setembro em relação ao mês anterior (agosto):

  • Seca Fraca: redução de 557 para 397 municípios.
  • Seca Moderada: permanecem 513 municípios.
  • Seca Severa: redução de 286 para 125 municípios.
  • Seca Extrema: aumento de 91 para 185 município.
  • Seca Excepcional: aumento de 25 para 79 municípios.
  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km. O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 10); Seca moderada (precipitação entre os percentis 10 e 30); Seca fraca (precipitação entre os percentis 30 e 50).
 

Porcentagem do município impactado pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas)

Os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens estão concentrados principalmente na porção leste da Região Semiárida, incluindo os municípios inseridos nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e leste da Bahia. De acordo com o índice VSWI, 508 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas no mês de setembro de 2018.

 

Influências climáticas da escala sub-sazonal e sazonal

Na escala climática sazonal, o Oceano Pacífico permanece em um estado neutro, i.e., temperaturas da superfície do mar dentro dos padrões normais (nem La Niña, nem El Niño). Porém, a maior parte dos modelos dinâmicos e estatísticos preveem o aquecimento moderado do Oceano Pacífico no prazo de 1 a 2 meses. Portanto recomenda-se um estado de atenção em relação a um possível El Niño ainda este ano. A previsão por consenso entre o Climate Prediction Center (NOAA) e o International Research Institute (Columbia University) adota 70-75% de chance (normalmente seria de 33,3%) para a ocorrência de um El Niño de fraco a moderado ainda este ano. As previsões sazonais de chuva do International Research Institute indicam chances modestas de chuvas baixo da média no setor central e sul da Bahia, para o trimestre Outubro-Novembro-Dezembro (OND/2018). Já as previsões elaboradas pelo CPTEC/INMET/FUNCEME não apresentam sinal confiável. O norte do semiárido apresenta uma bem conhecida relação entre El Niños e déficit de chuva. Assim, dado que i) espera-se um episódio de El Niño durante a próxima estação chuvosa do norte do semiárido e ii) as condições de seca vegetativa tem aumentado no último mês, sugere-se que as partes interessadas no gerenciamento e uso de água assumam um estado de atenção. Nas próximas 2 semanas (escala de médio prazo) as previsões mais recentes indicam condições para chuvas substanciais na bacia do alto e médio São Francisco. Em escalas mais longas (subsazonal) não há indicações confiáveis de influência positiva ou negativa na estação chuvosa do sul do nordeste.

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …