Capa » Monitoramento » Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Novembro de 2017

Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Novembro de 2017

Duração da Seca

De acordo com os dados de SPI, verifica-se que a seca mantém-se principalmente nas porções oeste e norte da Região Nordeste. Em alguns pontos isolados nos Estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão, a seca vigente já dura por mais de vinte e um meses (áreas em vermelho). Em razão dos acumulados de chuva observados no mês de outubro, nota-se uma situação mais amena principalmente na porção leste da Região Nordeste. Ressalta-se que a estação chuvosa ainda não teve inicio na região, como pode ser observado no mapa de quadras chuvosas.

A definição do evento de seca utilizada estabelece o início da seca quando o Índice de Precipitação Padronizada (SPI) indica valores inferiores a -1 por pelo menos dois meses consecutivos (Spinoni et al., 2014, 2015).  O término do evento de seca ocorre quando o SPI retorna a valores positivos. O evento de seca é determinado, dessa forma, a partir dos seus meses de início e de término; logo, a duração de um evento de seca é determinada pelo número de meses entre o mês de início e o de término. Fonte do SPI: CPTEC/INPE.

 Avaliação das condições de seca de acordo com o índice Integrado de Seca  (IIS) 

A avaliação do IIS para o mês de outubro indica condições de Seca Moderada em 334 municípios, inseridos principalmente nos Estados do Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e norte de Minas Gerais. Em relação ao mês anterior (outubro), houve redução de 100% no número de municípios em condição de seca severa.

  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 

O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km.  O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 15); Seca moderada (precipitação entre os percentis 15 e 35); Seca fraca (precipitação entre os percentis 35 e 50).

Índice VSWI: Porcentagem do município impactado pela seca (áreas de pastagens) no mês de Novembro de 2017 

Em relação ao mês anterior (outubro), as áreas cobertas por pastagens, impactadas pela seca diminuíram principalmente na porção sudoeste da Região Nordeste. De acordo com o índice VSWI, 401 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas no mês de novembro de 2017.

Influencias climáticas na escala sub-sazonal a sazona

Na escala climática sazonal, as condições atmosféricas e oceânicas mais recentes indicam um quadro de uma La Niña estabelecida, embora de fraca intensidade. Os prognósticos mostram que este episódio deve perdurar ainda durante todo o verão do Hemisfério Sul, permanecendo com intensidade fraca. Embora para algumas regiões, principalmente no norte do semiárido, eventos de La Niña são historicamente associados com chuvas normais a acima da média, a previsão climática sazonal de chuva (MCTIC) para DJF/2018 indica que é mais provável que os totais de chuva se mantenham abaixo dos limiares normais no semiárido. Embora tenha chovido dentro dos patamares normais nos últimos 15 dias, no centro-sul da Bahia e norte de MG, nas próximas duas semanas, as condições para chuva devem se tornar menos favoráveis. Um novo pulso da OMJ que vem se configurando no Oceano Índico pode ter um reflexo positivo nas chuvas, dentro do prazo de 15 a 20 dias.

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …