Capa » Monitoramento » Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Junho de 2017

Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Junho de 2017

Avaliação das condições de seca de acordo com o índice Integrado de Seca  (IIS) 

A avaliação do IIS para o mês de junho indica condições de Seca Severa em 50 municípios, inseridos em sua maior parte no Estado da Bahia. Em relação ao mês anterior (junho), houve uma redução de 50% no número de municípios em condição de seca severa.

  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 

O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km.  O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 15); Seca moderada (precipitação entre os percentis 15 e 35); Seca fraca (precipitação entre os percentis 35 e 50) .

 Duração da Seca

A seca, recorrente principalmente no norte e oeste da Região Nordeste, já perdura por mais doze meses, principalmente a oeste do Estado da Bahia, grande parte dos Estados do Piauí, Ceará e norte de Minas Gerais. Ressalta-se ainda que em algumas regiões dos Estados do Maranhão e Ceará, a seca já tem duração superior a 18 meses.

A definição do evento de seca utilizada estabelece o início da seca quando o Índice de Precipitação Padronizada (SPI) indica valores inferiores a -1 por pelo menos dois meses consecutivos (Spinoni et al., 2014, 2015).  O término do evento de seca ocorre quando o SPI retorna a valores positivos. O evento de seca é determinado, dessa forma, a partir dos seus meses de início e de término; logo, a duração de um evento de seca é determinada pelo número de meses entre o mês de início e o de término.

Índice VSWI: Porcentagem do município impactado pela seca (áreas de pastagens e agrícolas) no mês de junho de 2017 

Em relação ao mês anterior (maio), os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens reduziram, principalmente nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. De acordo com o índice VSWI, 122 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas no mês de abril de 2017. As áreas impactadas pela seca somam cerca de 5 milhões de hectares (Tabela 1).

Considerando apenas as regiões em que o calendário de plantio teve inicio entre os meses de fevereiro a abril, e, portanto, o ciclo fenológico da cultura agrícola pode ainda estar em curso, as áreas de possível impacto na produção agrícola se concentram principalmente na porção leste do Estado da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Tabela 1. Avaliação da Extensão dos Impactos da seca nas regiões com calendário de plantio vigente.

UF Número de Municípios com mais de 50% de área impactada Área Impactada (ha) Número de Estabelecimentos de Agricultura Familiar Impactados
BA 68 4.190.134,88 159.632
CE
PI
PB 23 509.327,40 20.042
AL 2 30.493,23 2.273
RN 21 407.841,19 9.158
MA
SE
ES
PE 8 139.651,16 16.324
MG
TOTAL 122 5.277.447,86 207.429

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …