Capa » Monitoramento » Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Abril de 2018

Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos – Abril de 2018

Sumário

De acordo com dados de SPI, verifica-se a persistência de condição de seca meteorológica, principalmente nas porções sudoeste do Piauí, oeste da Bahia e centro-sul do Maranhão. Com relação à seca agrícola/vegetativa, as condições de estresse hídrico são persistentes principalmente nos estados do Maranhão e Piauí.

A previsão climática sazonal, coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), com a participação dos Centros Estaduais e Nacionais de Meteorologia, prevê para o trimestre AMJ chuvas acima da média nos estado do norte do nordeste e abaixo da média na região fronteiriça ao sul. Na escala de médio prazo a previsão mais recente indica condições favoráveis para a chuva somente no extremo norte dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, na primeira semana (07 a 13 de maio de 2018).

Duração da Seca Meteorológica¹

De acordo com os dados de SPI, verifica-se a persistência de condição de seca em grande parte do estado do Maranhão, parte do estado do Piauí e porção oeste da Bahia. Ressalta-se que nessas regiões a estação chuvosa finaliza ainda neste mês de abril. Por outro lado, a estação chuvosa da região leste do Nordeste, tem início no mês de abril e estende-se até o mês de julho. (Link delimitação das quadras chuvosas). 

A definição do evento de seca utilizada neste produto estabelece o início da seca quando o Índice de Precipitação Padronizada (SPI) indica valores inferiores a -1 por pelo menos dois meses consecutivos (Spinoni et al., 2014, 2015).  O término do evento de seca ocorre quando o SPI retorna a valores positivos. O evento de seca é determinado, dessa forma, a partir dos seus meses de início e de término; logo, a duração de um evento de seca é determinada pelo número de meses entre o mês de início e o de término. Fonte do SPI: CPTEC/INPE.

1 Seca meteorológica: definida por Wilhite (2000) como o resultado de um déficit de precipitação, isto é, quando o valor de chuva acumulado em um período e em uma área se encontra significativamente abaixo do valor climatologicamente esperado. 

 

Avaliação das condições de seca agrícola² de acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS)

A avaliação do IIS para o mês de abril em relação ao mês anterior (Março):

  • Seca Fraca: redução de 750 para 359 municípios.
  • Seca Moderada: redução de 166 para 104 municípios
  • Seca Severa: permaneceu com 1 município.
  • Seca Extrema: permaneceu sem nenhum município afetado.

  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 

Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Clique na imagem para ampliar.
 

O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km.  O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 10); Seca moderada (precipitação entre os percentis 10 e 30); Seca fraca (precipitação entre os percentis 30 e 50).

2 Seca agrícola e/ou vegetativa: Resultado da deficiência hídrica no solo e consequente estresse hídrico às plantas, provocando redução na produção de biomassa.

Índice VSWI: Porcentagem de áreas de pastagens impactadas pela seca no mês de Abril de 2018. 

Em relação ao mês anterior (Março), as áreas de pastagens, impactadas pela seca diminuíram em toda região. No mês de abril, 41 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas.

Porcentagem de áreas de pastagens impactadas pela seca de acordo com o índice VSWI. A porcentagem de área é calculada considerando a área total de pastagens do município. Na legenda são mostrados apenas aqueles municípios cuja área impactada é superior a 50%.

Influências climáticas na escala sub-sazonal a sazonal

Na escala climática sazonal, o Oceano Pacífico se apresenta atualmente em um estado neutro, i.e., temperaturas da superfície do mar dentro dos padrões normais (nem La Niña, nem El Niño). As previsões mostram que esta situação de neutralidade deva se manter até meados do inverno austral. Portanto, o final da estação chuvosa do norte do semiárido e inicio da estação chuvosa no leste do nordeste (MJJ/2018) não devem sofrer influência das condições do Pacífico. A previsão climática sazonal, coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), e com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia, além do INMET e CPTEC, prevê para o trimestre AMJ chuvas acima da média nos estado do norte do nordeste e abaixo da média na região fronteiriça ao sul. Na escala de médio prazo a previsão mais recente indica condições favoráveis para a chuva somente no extremo norte dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, na primeira semana (07 a 13 de maio de 2018). Estas condições favoráveis na primeira semana aparentemente são mantida por um pulso fraco da OMJ que atualmente posiciona-se na faixa equatorial entre a América do Sul e a África. A expectativa é que este pulso se desloque para o Oceano Índico a partir da segunda semana, portanto, deixando de influenciar positivamente as chuvas no nordeste do Brasil.

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …