Capa » Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido

Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido

Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido

Por meio da instalação de plataformas de coleta de dados agrometeorológicos e de umidade do solo (PCDAgro e PCDAqua), o projeto visa implantar uma rede de coleta automática de dados voltada para o monitoramento agrometeorológico, essenciais para uso em modelagem de frustração de safras de culturas de subsistência na região semiárida brasileira.

A estratégia utilizada pelo Cemaden para desenvolvimento do projeto é contar com apoio de parcerias com as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural das nove Unidades da Federação de abrangência do semiárido, além de outros parceiros locais, de forma a mobilizar apoio logístico para realização do trabalho inicial de campo e de assistência técnica ao produtor rural de agricultura familiar.

O conhecimento da quantidade e da disponibilidade de umidade do solo e de sua variação espacial é de suma importância para se compreender a dinâmica do balanço de água e de energia à superfície do solo. A influência da precipitação sobre o crescimento e o desenvolvimento das culturas está condicionada à umidade do solo. Assim, a integração dos dados das PCDAqua e PCDAgro contribuirá para a realização de análises de risco e para a utilização mais eficiente dos dados agrometeorológicos no desenvolvimento de estratégias, minimizando, dessa forma, os efeitos adversos dos eventos extremos na agricultura do semiárido brasileiro.

Os equipamentos integrarão a rede de coletas de dados já existente nos Estados e a transmissão será automática, via telefonia móvel, para o Cemaden. Isto possibilitará conhecer em maior detalhe o evento extremo da seca e gerar ações de alerta e mitigadoras para colapso nas safras que atingem diretamente a população do semiárido.

As informações provenientes deste projeto proporcionarão ao produtor rural de agricultura familiar uma geração de produtos que o auxiliarão na tomada de decisões sobre as atividades agrícolas, particularmente relacionados com datas de preparação do solo e de plantio, operações de controle de pragas e doenças, aplicação de fertilizantes e previsão de safras.

A análise da distribuição da precipitação durante a estação chuvosa em relação às necessidades hídricas das culturas permitirá o estabelecimento de estratégias que minimizem as consequências negativas da variabilidade climática na agricultura familiar do semiárido.

A seca por si só não é um desastre. Para se tornar um desastre depende do seu impacto sobre a população, a economia e o ambiente locais, além das decorrentes capacidades de enfrentamento e recuperação. Portanto, a chave para compreender as secas consiste em entender suas dimensões naturais e sociais.

O objetivo principal do gerenciamento de risco de seca está associado ao aumento da capacidade de resposta da sociedade, levando a uma maior resiliência e menor necessidade de intervenções do governo ou doações na forma de assistência a desastres. Monitoramento da seca e sistemas de alerta precoce são os principais componentes da gestão de risco de seca.

Foram adquiridas, no âmbito deste projeto, 100 Plataformas de Coletas de Dados Agrometeorológicos (PCDAgro) e 550 Plataformas de Coleta Automática de Dados Pluviométricos e de Umidade do Solo (PCDAqua), as quais deverão estar implementadas até meados de 2015.