Capa » Noticias » Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostrará trabalhos científicos dos estudantes do Vale do Paraíba

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostrará trabalhos científicos dos estudantes do Vale do Paraíba

 

Cemaden, Inpe e Unesp se uniram para organizar a programação para a popularização da ciência e mostrar a importância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento no País. Em São José dos Campos, as atividades serão realizadas no Parque Vicentina Aranha, iniciadas no próximo dia 25 e se estenderão até o dia 28 de outubro. A programação contará com a participação de 15 escolas públicas da região do Vale do Paraíba e da Grande  São Paulo. 

 

Com o tema “A Matemática está em tudo !”, a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 – promovida em todo o território nacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  – a programação no Vale do Paraíba, neste ano,  contará com a participação de 15 escolas públicas dos municípios paulistas de São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Ubatuba, Campos do Jordão, Vargem Grande do Sul,  Paraibuna e São Paulo.

Na região, o evento está sendo organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A programação  inclui palestras, visitas, um “Sarau (Ma)Temático-Artístico” e a Feira de Ciências, com a participação de cerca de 200 estudantes e professores, os quais farão a exposição de trabalhos científicos, mostrando experimentos e produtos resultantes de pesquisas em meteorologia, prevenção de desastres socioambientais, engenharia e ciência espacial, geografia e a própria matemática, entre outras áreas.

Serão, também, expostas maquetes de bacias hidrográficas sobre áreas de riscos, atividades com arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica que, ligado a sensores, medem variáveis meteorológicas)  e pluviômetros, estação meteorológica de material reciclado, trabalhos realizados com imagens de satélites e outras ações.

Cemaden Educação e atividades

Na parte da tarde, a partir das 13h30, no dia 26 de outubro (quinta-feira), o evento estará aberto para visitação pública. Haverá a abertura oficial da SNCT no Parque Vicentina Aranha,  apresentações artísticas e a Feira de Ciências, com  exposições científicas das escolas participantes do Projeto Cemaden Educação e do PROEX Unesp de São José dos Campos.

Ainda, na tarde do dia 26, estão previstos o lançamento de publicação,  o anúncio e a premiação das escolas participantes da Campanha #AprenderParaPrevenir 2017.

Realização

Neste ano, o Cemaden, Inpe e Unesp se uniram para oferecer às escolas e ao público em geral, oportunidades de interação com cientistas, participação em oficinas práticas e palestras. Também serão realizadas visitas a laboratórios e instalações de pesquisa e ensino, locais onde, atualmente, são operados serviços fundamentais para a sociedade, resultantes do desenvolvimento da ciência na região e no mundo.

O Cemaden, o Inpe e a Unesp  têm o apoio da Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER-Brasil), do Parque Vicentina Aranha, do Projeto Ciência no Parque, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Florestal e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A programação conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Projeto Educação +Participação: uma equação para redução do risco de desastres socioambientais), além de contar com patrocínio de empresas da região, como a Visiona Tecnologia Espacial, a Nutrimenta Refeições e o Vale Sul Shopping.

Informações e Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) no Vale do Paraíba estão disponibilizadas no endereço eletrônico:  http://www2.cemaden.gov.br/snct2017/.

Os locais e  a programação da SNCT 2017 em todo o território nacional podem ser visualizados pelo endereço :  http://snct.mctic.gov.br/portal

(Fonte : Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …