Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos

cemaden

O Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibiliza online os Relatórios da Situação da Seca e Impactos

RELATÓRIO
Outubro
2015

Monitoramento das condições hidrometeorologicas;

Nos últimos 90 dias (10/ago a 08/nov) os acumulados de chuva foram inferiores a 30 mm em grande parte dos municípios localizados na área de atuação da SUDENE. Ainda que neste período sejam esperados índices pluviométricos mais baixos, nos últimos meses os acumulados foram abaixo da média.

seca

Figura 1 – Avaliação das condições de seca para os últimos 90 dias (10 agosto a 08 de novembro de 2015)de acordo com o cálculo dos percentis dos dados de precipitação.

Regiões consideradas “Muito Secas” pela análise dos percentis de chuva se localizam na porção leste, nos Estados do Maranhão, sul da Bahia, norte dos Estados de Minas Gerais e Espirito Santo. Considerando o calendário de plantio para o Estado do Espírito Santo (out-nov) tais resultados já indicam risco de queda na produção agrícola da região. Destaca-se ainda que a região norte de Minas Gerais vem enfrentando déficit de precipitação há 4 anos consecutivos conforme descrito no relatório anterior (mês setembro).

seca

Figura 2 - Risco agroclimático para o período de 07/11/2014 a 07/11/2015.

De acordo com a avaliação do risco agroclimático (balanço hídrico) para o período de 07 de novembro de 2014 a 07 de novembro de 2015 (avaliação anual), 115 municípios foram classificados com risco agroclimático MUITO ALTO e 190 como risco ALTO. A maior parte desses municípios está localizada nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e norte da Bahia.

seca

Figura 3 - Porcentagem do município impactado pela seca (Impacto em áreas de pastagens e agrícolas) nos meses outubro a novembro de 2015 de acordo com o índice VSWI.

De acordo com o índice VSWI, considerando os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens, 910 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas pela seca. Tais áreas totalizam aproximadamente 50,5 milhões de hectares, onde estão incluídos cerca de 1 milhão de estabelecimentos de agricultura familiar.


Tabela 1. Avaliação da Extensão dos Impactos da seca

seca

Previsão Climática Sazonal

cantareira

Figura 4 - Previsão climática sazonal para NDJ/2015-16. Previsão expressa em termos de desvios das probabilidades climatológicas (33/33/33)

Os mais recentes indicadores atmosféricos e oceânicos mostram que o atual episódio de El Niño continua em franco desenvolvimento. O Indicador ONI (Oceanic Niño Index) do - Climate Prediction Center, da NOAA mostra que este episódio existe desde o trimestre FMA e vem se fortalecendo desde então.

A previsão por consenso do IRI-CPC (International Research Institute e Climate Prediction Center, ambos dos EUA) estima uma chance superior a 99% de que este episódio perdure até dezembro, e chance de 90% de duração até abril-maio. Portanto, as quadras chuvosas do semiárido serão influenciadas pelo fenômeno El Niño.

A previsão climática sazonal do MCTI para o trimestre NDJ/2015-16 prevê chuvas abaixo da média climatológica no extremo Norte e Nordeste do País. De acordo com a indicação das áreas (Fig. 7) todo o semiárido poderá potencialmente ser afetado.

Vale ressaltar que mesmo em anos de forte El Niño, como é o caso do presente episódio, podem ocorrer chuvas esporádicas e irregulares em sua distribuição espacial, porém, em geral os totais acumulados não superam a média climatológica.

Climatologicamente, o quadrimestre novembro a fevereiro, corresponde ao período chuvoso dos setores sul, central e noroeste da Bahia, além do extremo sul do Piauí. Dado que estes estados apresentam atualmente um quadro de déficit hídrico, o cenário climático atual implica que, nos próximos quatro meses, há chances mínimas de reverter o quadro crítico que o indicador de risco agroclimático mostra para alguns dos 120 municípios da Bahia, com mais de 50% de área impactada pelo déficit hídrico.

Tendências na escala de tempo subsazonal

Oscilações sub-sazonais

Nesta época do ano (novembro a janeiro) a Oscilação de Madden-Julian (OMJ) pode estar associada a eventos de precipitação no semi-árido. Porém, após um período de grande atividade (final de junho e julho) a OMJ enfraqueceu, prevalecendo atualmente atividade de mais baixa frequência associada ao atual episódio de El Niño, i.e., chuva acima da média no Pacífico Central-Leste.

As previsões não indicam que a OMJ nas próximas 2 semanas. Dadas estas condições, a OMJ não deve ter um papel relevante em acentuar ou amenizar condições de chuva no NE do Brasil, especificamente a Bahia, que deve iniciar o seu período chuvoso (NDJF) nos próximos três meses (NDJ).

Previsão por conjuntos para os próximos 10 dias

A previsão por conjuntos do modelo Eta-CPTEC/INPE indica chances de chuvas que podem atingir até 100 mm nos próximos 10 dias, no semiarido de MG e ES, resultantes da atuação de sistema frontal.

seca

Figura 5 - Previsão de precipitação acumulada (mm) nos próximos 10 dias emitida pelo do modelo numérico ETA/CPTEC/INPE. Esta previsão é resultado da média de um conjunto de 7 membros (7 previsões semelhantes em que a cada previsão é iniciada com o estado da atmosfera ligeiramente diferente).

Projeção para a segunda semana - 24 de novembro a 01 de dezembro

As previsões para a segunda semana indicam que, após a chuvas devidas aos sistema frontal atuando no semiárido de MG e ES, as condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de precipitação tendem a se esvanecer. Desta forma caracteriza-se um período desfavorável para a ocorrência de chuvas no semiárido.

seca

Figura 6 - (Esq.) Previsão de anomalia de precipitação no período 24 a 30 de novembro de 2015, pelo modelo de previsão por conjuntos do NCEP/NOAA. (Dir.) Previsão de anomalia de precipitação no período 25 de novembro a 01 de dezembro de 2015, pelo modelo de previsão por conjuntos do CPTEC/INPE.



cemaden

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
www.cemaden.gov.br

Endereço

Tel: +55 (12) 3186-9236 Rodovia Presidente Dutra, Km 40, SP-RJ CEP: 12630-000, Cachoeira Paulista, SP, Brasil

Desenvolvido por CEMADEN / MCTI