Capa » Cemaden » RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Fevereiro/2021.

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Fevereiro/2021.

A Figura I mostra o risco para o plantio realizado no mês de fevereiro/20, o qual indica um total de 20 municípios com risco alto, distribuídos nos estados do Pernambuco (11), Paraíba (5), Bahia (3) e Rio Grande do Norte (1). Os mesmos estados também apresentaram 443 municípios com risco moderado, já no primeiro mês de plantio o que indica um estado de atenção. Por outro lado, as demais regiões apresentaram risco majoritariamente entre baixo e muito baixo. A Figura II mostra o risco considerando o plantio realizado em janeiro, o qual aponta que fevereiro tem sido o mês mais crítico do ciclo. No geral, a Região Nordeste se destaca pelo maior número de municípios com o risco moderado (310), distribuídos entre os estados da Bahia (41), Ceará (98), Maranhã (43), Paraíba (110) e Piauí (18). Por fim, a Figura III apresenta os estados e municípios onde o calendário de plantio teve o inicio no mês de dezembro e, portanto, encerraram o ciclo em dezembro. Esse ciclo finalizou sem nenhum município apresentando risco muito alto ou alto, contudo ressalta-se que o índice é específico pra cultura de feijão (ciclo de 90 dias) e o risco é calculado por meio de variáveis ambientais e socioeconômicas. No total foram 72 municípios classificados com risco moderado, ou seja, com maiores chances de um possível impacto na agricultura familiar, sendo 72 deles da região Nordeste (32 Bahia, 19 Maranhão e 21 Piauí). Ressalta-se que as regiões da Figura I e II, com safra vigente, finalizarão o ciclo do feijão no mês de março e abril, respectivamente; e os municípios categorizados com risco moderado e alto são aqueles com maiores chances de um possível impacto na agricultura familiar.

  • Plantio: Fev./21 
  • Plantio: Jan./21 
  • Plantio: Dez./20


 


 

 

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. Como informações sobre as vulnerabilidades e capacidades adaptativas são usadas, por exemplo, percentual dos estabelecimentos de agricultura familiar de sequeiro; dependência econômica das atividades agroprodutivas; com o destaque que todas as variáveis são filtradas exclusivamente para a agricultura familiar. Além disso, é utilizado o calendário agrícola disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para o feijão 1ª, 2ª e 3ª safra. As intensidades do risco indicam os municípios que poderão ser mais ou menos impactados pela seca agrícola.
DOWNLOAD  INFORMATIVO DOWNLOAD DOS DADOS REGISTRO DE IMPACTOS
REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …