Capa » Cemaden » RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Dezembro/2020.

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Dezembro/2020.

A Figura I mostra o risco de seca considerando o plantio realizado no mês de dezembro/20. De acordo com o mapa, apenas 1 município localizado no estado da Bahia apresentou o risco alto. Para o risco moderado, contabilizou-se117 municípios, localizados nas regiões Nordeste e Sudeste, estes distribuídos entre os estados da Bahia (76), Maranhão (5), Minas Gerais (13) e Piauí (23). Por outro lado, o risco de seca para o plantio realizado no mês de novembro, somou 45 municípios classificados com risco baixo e 2373, com risco muito baixo (Figura II), o que indica um resultado favorável para a produção de feijão na agricultura de sequeiro. Por fim, a Figura III apresenta os municípios que iniciaram o plantio no mês de outubro e, portanto, encerraram o ciclo do feijão no mês de dezembro. De forma geral, para esse ciclo contabilizou-se apenas 3 municípios classificados com risco alto, sendo 2 no Rio Grande do Sul e 1 em São Paulo. De acordo com a avalição, 2.055 municípios apresentaram risco baixo e 64 municípios risco moderado, sendo 23 destes localizados no estado do Mato Grosso. Ressalta-se que as regiões da Figura I e II, com safra vigente, finalizarão o ciclo do feijão no mês de janeiro e fevereiro, respectivamente. Embora o ciclo ainda não tenha finalizado, a avaliação do risco aponta que os municípios categorizados com risco moderado são aqueles com maiores chances de um possível impacto na agricultura familiar de sequeiro.

  • Plantio: Dez./20
  • Plantio: Nov./20  
  • Plantio: Out./20


 


 

 

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. Como informações sobre as vulnerabilidades e capacidades adaptativas são usadas, por exemplo, percentual dos estabelecimentos de agricultura familiar de sequeiro; dependência econômica das atividades agroprodutivas; com o destaque que todas as variáveis são filtradas exclusivamente para a agricultura familiar. Além disso, é utilizado o calendário agrícola disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para o feijão 1ª, 2ª e 3ª safra. As intensidades do risco indicam os municípios que poderão ser mais ou menos impactados pela seca agrícola.
DOWNLOAD  INFORMATIVO DOWNLOAD DOS DADOS REGISTRO DE IMPACTOS
REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …