Capa » Eventos » Reunião Técnica do Eixo Monitoramento e Alertas do Projeto GIDES

Reunião Técnica do Eixo Monitoramento e Alertas do Projeto GIDES

Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais
Reunião Técnica do Gides – dias 4 e 5 de outubro de 2017
São José dos Campos – SP
O que é o Projeto Gides

O Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides, firmado o entre o governo japonês e o governo brasileiro, visa dar suporte à formulação de políticas e ao desenvolvimento de metodologias para o aperfeiçoamento do gerenciamento dos riscos de desastres de movimentos de massa.

O Projeto está centrado nos seguintes eixos temáticos:

  • Avaliação e mapeamento de áreas de risco;
  • Monitoramento e alerta (sistemas de alerta antecipado de risco e planos de contingências);
  • Obras de prevenção e reabilitação (critérios para definição e para projeto); e
  • Planejamento da expansão urbana em áreas com susceptibilidade a movimentos de massa.

Cooperação técnico-científica entre  Brasil-Japão

O Termo de Cooperação entre os dois países foi firmado em 2013, envolvendo as Agências Brasileira de Cooperação (ABC) e a de Cooperação Internacional do Japão (Jica), os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação  (por meio do Cemaden/MCTI), das Cidades, da Integração Nacional e das Minas e Energia do Brasil (por meio do Serviço Geológico do Brasil- CPRM), visando o fortalecimento da capacidade brasileira na gestão de riscos  de desastres naturais.

Projeto Gides – Cemaden e Jica

No eixo “Monitoramento e Alerta”, o projeto é desenvolvido por pesquisadores e tecnologistas do Cemaden – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  junto aos pesquisadores japoneses da Jica.

As atividades integradas entre os pesquisadores e especialistas japoneses e brasileiros finalizam em novembro de 2017, ano em que se conclui a implantação dos novos protocolos Operacionais e de Emissão e Transmissão de Alertas, em forma experimental e de adequação, nas três cidades piloto : Petrópolis e Nova Friburgo (RJ) e Blumenau (SC). O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2013. Em 2018, esses protocolos serão implantados nas Defesas Civis em todo o território brasileiro.

No dia 25 de maio deste ano, o Projeto Gides recebeu da ONU o Certificado de Distinção no Prêmio Sasakawa,  em Cancún (México), durante a o evento internacional para discutir Plataforma Global de Redução de Risco de Desastres.

Última reunião técnica do Cemaden e Jica e integrantes do projeto

O objetivo da última reunião técnica do Projeto Gides – Cemaden-Jica é apresentar os resultados alcançados ao longo do projeto e as parcerias para as perspectivas de parcerias para a melhoria contínua das atividades de monitoramento e alertas no Brasil.

Na programação, constam apresentações das experiências dos representantes dos municípios- piloto Nova Friburgo, Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC) no Projeto Gides e as experiências dos estados na etapa piloto.

Serão apresentados, também, a estrutura do Manual do Plano de Contingência  pelo Cenad e as  experiências do Plano de Contingência dos municípios na etapa piloto do projeto.

O Cemaden apresentará o Manual de Monitoramento e Alerta e o sistema de apoio ao monitoramento de encostas. No final, serão discutidas as ações e planos futuros do Pós-Gides, entre o Cemaden, Cenad e CPRM, visando o aprimoramento da gestão integral de riscos de desastres e tornar as cidades mais resilientes.

Participantes

Estão sendo convidadas instituições públicas e acadêmicas, pesquisadores  e profissionais atuantes na gestão de risco de desastres, Defesas Civis, nos níveis federal, estadual e municipal.

Confirmação para participar do evento pelo endereço eletrônico : sueli.rosa@cemaden.gov.br até o dia 28 de setembro de 2017.

 

Confira também

Fotos – Reunião Técnica do Eixo Monitoramento e Alertas do Projeto GIDES

Sobre a Reunião Programação Organização Como Participar Fotos Notícias