Capa » Noticias » Reunião entre gestores do Cemaden, da Defesa Civil Nacional e do Cenad define comunicação mais direta entre as instituições

Reunião entre gestores do Cemaden, da Defesa Civil Nacional e do Cenad define comunicação mais direta entre as instituições

 

O diretor Osvaldo Moraes e coordenadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) –  estiveram em Brasília (DF), no último dia 12 de fevereiro, para reunião com o novo secretário de Proteção e Defesa Civil Nacional, Cel. Alexandre Lucas Alves.

Acampanhados de Lorenzo Justo Júnior –  subsecretário das Unidades Vinculadas do MCTIC – os gestores do Cemaden conversaram com o secretário Cel. Lucas e com o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun, também presente na reunião.

Durante o encontro, discutiram sobre a importância da atuação conjunta entre Cemaden e Cenad, respeitando as competências de cada instituição, para fortalecer a estratégia nacional de gestão de riscos e respostas a desastres.

“De comum acordo entendeu-se a necessidade de uma comunicação direta e menos formal entre os Cemaden e Cenad, restabelecendo as reuniões diárias entre as Salas de Operação das duas instituições.”, destaca o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

Durante a reunião, também ficou definido fazer a revisão do Protocolo de Ação de 2011, incluindo o conteúdo dos alertas para atender as peculiaridades regionais e municipais.

Atualmente, o protocolo regulamenta que todo alerta de risco de desastres naturais emitido pelo Cemaden deve ser enviado ao Cenad, para se constituir subsídio fundamental na tomada de ações preventivas de proteção civil. A Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Cenad fazem parte do Ministério de Desenvolvimento Regional, o qual integrou o Ministério da Integração Nacional e o Ministério das Cidades.

Durante o encontro entre Cemaden, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e Cenad, também ficou definido a realização de reuniões periódicas presenciais e conjuntas, visando implementar treinamento e capacitação dos servidores das instituições.

Do Cemaden, além do diretor Osvaldo Moraes, participaram da reunião, em Brasília:  o coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi, o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, José Marengo e a coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …