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Resumos das Palestras – IPTMU

Palestrante: Dr. Eduardo Marandola Jr., Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas
Título: MOBILIDADE E VULNERABILIDADE: ESPAÇOS EM MOVIMENTO

Resumo: A mobilidade, como fenômeno social contemporâneo, tem ocupado posição central nas preocupações acadêmicas, políticas e sociais. Fundamento dos movimentos sociais de 2013, base de muitas pautas políticas pelo direito à cidade, a mobilidade deixou de ser um fenômeno setorial para tornar-se fundamental para compreender a experiência contemporânea.
Uma das implicações destas mudanças é a compreensão de que não são apenas as pessoas e os objetos que se movem pelo espaço, mas que o próprio espaço, ele próprio, também se torna mais fluído e movente. Esta dupla movência redesenha os sentidos da vulnerabilidade na experiência contemporânea, colocando desafios para o planejamento urbano e regional e para o pensamento social sobre a cidade. Como pensar a relação ambivalente entre mobilidade e vulnerabilidade no contexto de espaços urbano-regionais fluídos e moventes?

Palestrante: Cel. José Roberto, Chefe de gabinete da Casa Militar do Estado de São Paulo
Título: UM ESTADO RESILIENTE

Resumo: O Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), atua na gestão de riscos há décadas, apoiando os 645 municípios a resistirem, absorverem e se recuperarem de forma eficiente aos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam afetados. Todos os programas desenvolvidos pela CEDEC/SP estão alinhados com as prioridades do Marco Senday e os 10 passos da Campanha do Escritório da Estratégia Internacional para Redução de Riscos de Desastres (UNISDR/ONU) “ Construindo Cidades Resilientes – minha cidade está se preparando”. A campanha ajuda as cidades a desenvolver indicadores e medidas de desempenho para acompanhamento de seus processos de crescimento urbano, a fim de reduzir os aspectos que conduzem ao risco de desastre, permitindo a construção de cidades de todos os tamanhos e perfis mais seguras e habitáveis. Outro foco do projeto é mostrar que a redução de riscos e desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos, de oportunidades comerciais e a igualdade social, além de garantir ecossistemas mais equilibrados e melhorias nas políticas de saúde e educação. Resiliência e redução de riscos de desastres devem fazer parte do desenho urbano e das estratégias de cada uma das cidades, para que alcance o seu desenvolvimento sustentável e a sua capacidade de reduzir a vulnerabilidade às ameaças naturais e tecnológicas.

Palestrante: Dr. Irineu de Brito Junior – Fatec São José dos Campos e Centro de Pesquisas em Desastres (CEPED) USP.
Título: LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS

Resumo: Nesta  palestra  será  apresentado  o  conceito  de  Logística  aplicada  a  Operações Humanitárias  e  Desastres  Naturais,  através  do  histórico,  características  e  dificuldades.  Será proferida  discussão  dos  impactos  das decisões  tomadas  durante  as  diferentes  fases  de  um desastre  na  gestão  da  cadeia  de  suprimentos  humanitária,  abordando  também  a  questão  das doações de materiais para um melhor atendimento às vítimas desabrigadas e desalojadas.

Palestrante: Dr. Pedro Ribeiro Moreira Neto, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Secretário Municipal de Planejamento, São José dos Campos/SP
Título: MOBILIDADE URBANA EM CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS: DESAFIOS DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.

Resumo:As  cidades  médias  brasileiras,  aqui  entendidas  genericamente  como  aquelas  com população  acima  de  500  mil  e  abaixo  de  um milhão  de  habitantes  e  que desempenham  função de  polo  regional,  tem  recebido  nas  últimas  décadas  parte  da  desconcentração  que  até  então incidiam  sobre  as  grandes  regiões  metropolitanas.  Tal  fato  tem  levado  a  um  crescimento  da periferia  desses  centros,  acarretando  adequações  no  sistema  de  mobilidade  urbana,  nem sempre compatíveis com o suporte ambiental e muitas vezes colaborando para a ocorrência de desastres  de  causas  complexas  onde  se  envolvem  questões  ambientais,  a  própria geomorfologia  e  a  ação  antrópica.  Pela  análise  de  casos,  é  este  o  tema  proposto  por  esta exposição.

Palestrante: Dr. Tiago Carvalho, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Campinas/SP
Título: IMPACTOS POTENCIAIS DE DESASTRES NATURAIS EM INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE: DA ANÁLISE DE ÁREAS DE SUSCEPTIBILIDADE À REDE DE MONITORAMENTO

Resumo: Nesta  palestra  será  discutido  um  trabalho  que  propoe  e  ilustra  um  índice  de fragilidade  baseado  em  métricas  de  distância  e  cobertura,  integrando  dados  da  rede  nacional de  rodovias,  das  áreas  suscetíveis  à  ocorrência  de  desastres  naturais  de  caráter  geotécnico  e hidrológico  e  da  rede  brasileira  multi-institucional  de  monitoramento  meteorológico.  Serão discutidas as limitações dos resultados já obtidos e as perspectivas para novas análises.

Palestrante: Dr. Rodolfo Maduro Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará
Título: Aplicação de teoria dos grafos na avaliação e análise da configuração espacial e estrutura topológica de uma malha viária urbana – o caso de Santarém/PA

Resumo: Esta pesquisa visa aplicar a teoria dos grafos na avaliação e análise da estrutura de uma malha viária urbana. Duas características da malha viária urbana são consideradas importantes. A primeira é a sua distribuição espacial ao longo do espaço, que depende principalmente do planejamento urbano, do ordenamento territorial, e do processo dinâmico de crescimento urbano. A segunda é a configuração topológica, que depende da categorização das vias e da definição do sentido do fluxo ao longo das vias. A distribuição espacial e a configuração topológica são características que influenciam diretamente no fluxo ao longo da extensão da malha viária. A teoria dos grafos é utilizada para analisar e avaliar esta influência.Um grafo é utilizado como modelo matemático para o problema, onde vértices (pontos)
representam os cruzamentos e arestas (linhas) representam os trechos de vias entre os cruzamentos. A análise da malha viária urbana será realizada mediante o cálculo da intermediação, que é medida de centralidade em grafos, e permite quantificar a importância de um vértice no fluxo total do grafo. A intermediação quantifica o número de vezes que um vértice ou aresta age como ponte, considerando a existência de todos os possíveis caminhos mais curtos entre quaisquer outros dois vértices do grafo. Um vértice ou aresta com elevada intermediação pode representar um possível ponto de congestionamento de fluxo na malha viária. Para avaliar e validar a análise, dados espaciais de incidência de acidentes de trânsito são utilizados

Palestrante: Cap. Eduardo Gomes Pinheiro, Diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR, e Dr. Edilberto Nunes de Moura (PUC-PR e CEPED/PR)
Título: A Redesastre no estado do Paraná: surgimento, desafios e mobilização para a produção de conhecimento voltado à redução do risco de desastre

Resumo: O  Estado  do  Paraná,  no  sul  do  Brasil,  instituiu  a  primeira  rede  temática  instituída oficialmente  no  país  para  tratar  do  tema  redução  do  risco  de  desastre,  chamada  Redesastre. Essa rede possui mais de  15  instituições de ensino superior e centros  de pesquisa cooperados em  torno  do  tema  para  integrar  as  diferentes  áreas  do  saber  e  setores  do  estado  na  busca  por alternativas  técnicas  e  científicas  para  a  redução  do  risco  de  desastre.  Essa  iniciativa  é resultado  da  percepção  pelos  gestores  públicos  de  que  algo  precisava  ser  feito  além  da habitual  preparação  para  a  resposta  a  esses  eventos  que  tem  impactado  significativamente setores  estratégicos  da  economia  e,  sobretudo,  a  população.  Serão  apresentados  também  os avanços e perspectivas sobre a iniciativa HAZUS-Brasil.

Palestrante: Eng. Tairi Ikeda, Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Plano Nacional de Adaptação de Rodovias Federais a Desastres Naturais e Desastres Naturais Recorrentes

Resumo: A ocorrência  de  eventos  climáticos  extremos,  como  variação  de  temperatura  e elevação  do  nível  do  mar,  tem  sido  constatada  com  maior  frequência  ao  redor  de  todo  o mundo.  No  caso  do  Brasil,  um  dos  principais  eventos  é  a  ocorrência  de  chuvas  intensas,  que pode  afetar  toda  a  infraestrutura  crítica,  incluindo  o  Sistema  de  Transportes.  Nesse  contexto,  o Departamento  Nacional  de  Infraestrutura  de  Transportes  (DNIT),  em  parceria  com  o Laboratório  de  Transportes  e  Logística  (LabTrans)  da  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina (UFSC),  está  desenvolvendo  um  projeto  para  a  criação  do  Plano  de  Adaptação  de  Rodovias Federais  a  Desastres  Naturais,  que  tem  como  objetivo  mapear  as  rodovias  afetadas  pelas chuvas  intensas,  fornecer  diretrizes  a  nível  de  prevenção  das  ocorrências  emergenciais  e  a elaboração  de  medidas  de  adaptação  para  as  rodovias. Dentre  as  etapas  do  projeto  está  o mapeamento  das  ocorrências  e  obras  emergenciais,  análise  de  susceptibilidade  a  movimento de massa, análise de vulnerabilidade à inundação, análise de rotas alternativas, entre outros.

Palestrante: Msc. Fernando O. Pereira, Cemaden
Título: Mobile Geogames – Novas interfaces para o uso de dispositivos móveis na coleta de dados de mobilidade urbana

Resumo: Esta  pesquisa  propõe  uma  alternativa  para  lidar  com  as  dificuldades  enfrentadas  por planejadores  urbanos  na  coleta  de  dados  orientada  à  mobilidade  urbana  em  pequenas  áreas em  uma  escala  espacial  de  bairro  ou  distrito.  A  solução  proposta  vai  da  (a)  aquisição,  com base  em  novas  interfaces  para  dispositivos  móveis,  conceituadas  como  mobile  geogames, jogos  motivacionais  desenvolvidos  para  a  participação  voluntária  no  processo  de  aquisição  de dados  de  mobilidade,  ao  (b)  armazenamento  e  processamento  com  base  em  um  servidor acessado  pelos  dispositivos  móveis  através  do  jogo.  O  trabalho  apresenta  a  formulação  de uma  arquitetura  computacional  para  implementação  de  jogos  com  estas  características  que leva  em  consideração  conceitos  de  informação  geográfica  voluntária,  computação  pervasiva, jogos  e  dados  de  trajetória.  Por  fim  um  mobile  geogame  dirigido  por  esta  arquitetura, denominado  URBANITAS,  é  desenvolvido  e  uma  prova  de  conceito  é  realizada  em  áreas predeterminadas na cidade de São José dos Campos/SP.

Palestrante: Modelagem em Deslizamentos: aplicação em encostas urbanas e rodoviárias
Título: Dr. Rodolfo Mendes (Cemaden)

Resumo: O minicurso  busca  apresentar  conceitos  básicos  de  modelos  numéricos  voltados  para  análises de  estabilidade  aplicadas  em  encostas  urbanas  e  rodoviárias,  orientando  os  usuários  no processo  de  análise  e  de  interpretação  dos  resultados  de  análise  de  estabilidade,  de  forma  a permitir  o  estabelecimento  de  limiares  críticos  ambientais  para  monitoramento  e  emissão  de alertas  antecipados  de  deslizamentos.  Além  do  panorama  teórico  será  realizada  uma  visita guiada  a  instrumentos  de  monitoramento  da  rede  observacional  do  Centro  Nacional  de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

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Maiores informações sobre o grupo de pesquisa AmbientEMobilidade e sobre o IPTMU podem ser encontradas no site http://ambientemobilidade.wixsite.com/site