Capa » Noticias » Relatório internacional de gestão de água nas regiões urbanas tem participação do Cemaden

Relatório internacional de gestão de água nas regiões urbanas tem participação do Cemaden

O relatório final  “Como queremos viver amanhã?  Perspectivas na gestão de águas em regiões urbanas” – resultado das discussões desenvolvidas por um grupo de 26 jovens cientistas do Brasil e da Alemanha – foi divulgado ontem (28 de junho), conforme anunciado pela  Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O hidrólogo e pesquisador do Cemaden, Márcio Moraes foi um dos treze cientistas brasileiros, selecionado, em nível nacional, para compor os grupos de discussões na reunião científica internacional, realizado no Centro de Pesquisas Hídricas e Ambientais da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, em outubro de 2016. O workshop foi promovido pelas Academias de Ciências do Brasil e da Alemanha, reunindo  cientistas brasileiros e alemães para debaterem problemas e desafios para a gestão de recursos hídricos em áreas urbanas. As discussões sobre o uso de águas urbanas devem ser priorizadas em todas as camadas da sociedade, pois qualquer que seja a atividade do homem a água está presente, o que torna essencial.”, afirma o pesquisador.

O estudo apresenta reflexões sobre a integração das bacias hidrográficas em áreas urbanas, os impactos sobre os lençóis freáticos, o saneamento básico e o sistema de águas pluviais. Também, são abordados temas sobre  o reuso de água, a gestão e o controle de micropoluentes, invisíveis aos métodos convencionais de detecção e remoção. Além disso, são destacadas abordagens sobre a importância da comunicação e do envolvimento da sociedade com as questões a respeito dos recursos hídricos e sua gestão.

“ Um passo fundamental para que comecemos a mudar o significado do uso da água são as reuniões, sejam científicas ou não, para discussões sobre soluções do uso da água.”, afirma o hidrólogo Márcio Moraes. “Dessa forma, o projeto Brasil-Alemanha desempenha um papel muito importante para essas discussões. A publicação do relatório dará subsídios às políticas públicas na gestão hídrica nas áreas urbanas.”, complementa o pesquisador do Cemaden.

A  publicação completa do estudo produzido pelos jovens cientistas, brasileiros e alemães, está disponível para download no  link :

http://www.abc.org.br/centenario/IMG/pdf/policy_report_water_in_urban_regions.pdf

Fonte: Ascom Cemaden com Ascom ABC

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …