Capa » Noticias » Projeto de Ciência e Cultura com brincadeiras virtuais será lançado neste sábado

Projeto de Ciência e Cultura com brincadeiras virtuais será lançado neste sábado

“Aprender, brincando e brincar, aprendendo” é a proposta do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, que será lançado neste sábado, dia 15 de agosto, a partir das 19h, no Canal do YouTube do Programa WASH.

O programa virtual une diversos especialistas e parceiros para abordarem conteúdos relacionados à Ciência, à Cultura, às Artes e à Ludicidade, proporcionando o aprendizado com diversão. A proposta é abranger um público amplo, que vai do infantil a adolescentes e jovens, de forma a agradar toda a família e a comunidade escolar.

A iniciativa do projeto é do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), coordenado pelo pesquisador Victor Mammana, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – em parceria com o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia. A produção conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto Federal e da Câmara dos Deputados.

O lançamento busca divulgar, também, os conteúdos desenvolvidos em conjunto com o Programa Cemaden Educação, a exemplo do vídeo de Stop Motion elaborado pela Escola Maestro Roberto Panico, de Londrina, com base em materiais do Cemaden.

“A programação virtual do projeto é uma forma de levar a Ciência e a Cultura às crianças e jovens, mesmo em época de pandemia.”, afirma Victor Mammana, do Projeto WASH, que foi iniciado no Brasil em 2013, promovido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, com atividades do “Science,  Technology, Engineering, Arts and Mathematics – STEAM”. “O WASH se diferencia de outros programas por canalizar recursos orçamentários para Bolsas de Iniciação Científica, destinadas aos alunos do ensino médio, técnico e de graduação, que atuam como multiplicadores do programa para estudantes do ensino fundamental”, explica o pesquisador.

O Programa WASH vem atuando com o Programa Cemaden Educação, integrando conteúdos e aproveitando as experiências mútuas, no sentido de levar as temáticas de desastres naturais para a escola pública no contexto do STEAM, complementando o esforço com ações no ensino fundamental público.

Programação do “Ciência e Cultura, vamos brincar?” compartilhado por três parceiros

Programa WASH trará, para a programação, a Cultura Maker (incentivando as crianças a colocarem as mãos na massa para aprender ciência e tecnologia), rodas de conversas com estudantes sobre Iniciação Científica, muitas produções audiovisuais, abordando técnicas simples de programação; e, também, convidados para ensinar o como fazer (em verdadeiras oficinas virtuais). Além disso, será mais um espaço para a divulgação das atividades do WASH em diversas cidades do Brasil. Hoje, o Programa WASH tem parcerias em escolas públicas, universidades, institutos federais dos estados de São Paulo e do Paraná, e pode ser expandido para outros estados.

Movimento Nós Somos a Ciência contribuirá com grandes diálogos sobre a Ciência e sua importância no dia a dia das pessoas, tratando da temática com os principais nomes da área e traduzindo o linguajar acadêmico para uma fácil compreensão de pessoas que não são cientistas. O material produzido conta com a mediação do físico Will Namen – que também é cofundador do Ciência em Show –  e do diretor e produtor, Rafael Procópio, que divide a cofundação do Movimento Nós Somos a Ciência. Outra bandeira do Movimento, direcionada ao público, é a de apontar caminhos profissionais, dando dicas para incentivá-lo às carreiras científicas.

Cia. Cultural Bola de Meia, de São José dos Campos (SP), fará muitas brincadeiras, oficinas, produção de brinquedos, cantigas, contação de histórias, rodas de conversas sobre Educação na primeira infância e musicalização, entre outras atrações. A Cia. já teve seu trabalho reconhecido em diversos prêmios do Ministério da Cultura, como o Prêmio Pontinhos da Cultura, Prêmio Areté – Selo de Excelência da Literatura Brasileira, Prêmio ASAS para Cia. Cultural Bola de Meia e Prêmio Itaú Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância) – Educação e Cultura: experiências que transformam – Projeto Cultura Cidadania/SP, entre outros.

O projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar” será veiculado, quinzenalmente, com programas inéditos aos sábados, mas será garantida uma programação semanal às quartas-feiras, no mesmo horário, às 19h, quando cada parceiro assumirá o protagonismo editorial da semana. A duração estimada da programação será de uma hora, tanto no sábado quanto às quartas-feiras.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …