Capa » Seminários » Programação – Seminário Internacional: “Monitoramento e Previsão de Desastres/Acidentes Causados por Fluxo de Detritos”

Programação – Seminário Internacional: “Monitoramento e Previsão de Desastres/Acidentes Causados por Fluxo de Detritos”

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Palestra 1

Palestra 1

Titulo: Necessidade de medidas integradas contra desastres hidrológicos repentinos (enxurrada / fluxo de detritos) em bacias de pequeno porte no Brasil.
Descrição: Discutir a necessidade urgente das medidas integradas contra desastres associados aos fenômenos repentinos (por exemplo, enxurrada e fluxo de detritos) que ocorrem em bacias de pequeno porte no Brasil.
Palestrante: Professor Kobiyama Biografia: Graduação em Ciências Especiais – Kyoto Educational University, especialização em SABO – Kyoto University , mestrado em Ciência Florestal – Tokyo University of Agriculture and Technology e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenando o Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN).

Palestra 2

Palestra 2

Titulo: Observação de bacias e monitoramento de material carreado em rios de regiões montanhosas

Descrição: Apresentação de tecnologia de monitoramento de material de varredura através do uso de hidrofone. Debate sobre as possibilidades de monitoramento da dinâmica do material sólido das rupturas de encosta e dos fluxos de detritos nas bacias com o uso de hidrofone
Palestrante: Dr. Taro Uchida
Biografia: Doutor pela Universidade de Kyoto, Especialista em hidrologia de encostas e tecnologias de medidas contra desastres de movimentos de massa. Profissional do Instituto Nacional para Gestão do Território e Infraestrutura – Nilim – Japão. Honrado com o prêmio da Academia Sabo e outras premiações.

Palestra 3

Palestra 3

Titulo: Proposta de monitoramento integrado para previsão de ocorrência de desastres/acidentes de sedimentos em áreas vulneráveis.
Descrição: Apresentação de uma proposta para monitoramento de áreas vulneráveis a ocorrência de fluxos de sedimentos a partir de sensores especiais e modelagem integrada geo-hidro-meteorológica.
Palestrantes: Dr. Rodolfo Mendes, Dr. Márcio Andrade, Dr. Márcio Morais, Dr. Carlos Frederico de Angelis Biografias: Pesquisadores fazem parte da equipe científica do CEMADEN e possuem vasta experiência nas áreas de Geologia, Hidrologia e Meteorologia Observacional, além de premiações internacionais e participação de grupos de pesquisas científicas internacionais.

Confira também

Organização – Seminário Internacional: “Monitoramento e Previsão de Desastres/Acidentes Causados por Fluxo de Detritos”

Sobre o Evento Programação Organização Inscrição Notícias