Capa » Oportunidades » Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Cemaden

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Cemaden

DEFINIÇÃO
O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é o programa de iniciação científica do CNPq, que visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.
O PIBIC/Cemaden tem início em agosto/2018.

FINALIDADE
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do
ensino superior.

NORMAS E ORIENTAÇÕES
O Programa é regido pela Norma RN 017/2006, disponível para consulta no seguinte endereço online:
http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352

MODALIDADE: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Duração: 12 meses, com possibilidade de renovação.
Início: agosto de 2018
Valores informados no site do CNPq, de acordo com tabela vigente.

PRAZO DE INSCRIÇÃO:
Todos os documentos deverão ser apresentados pelos futuros orientadores até às 17h00 do dia 31 de julho de 2018. Os documentos deverão ser enviados eletronicamente ao e-mail pibic@cemaden.gov.br constando no campo “assunto” Solicitação de bolsa.
Alunos sem orientador definido deverão acessar preencher o formulário disponível online no endereço https://goo.gl/forms/kPaBOwslM5ZnSNDh2 para fazer parte de um banco de dados para consulta pelos potenciais orientadores.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Do Orientador:
• Proposta de Pesquisa, descrita em formulário apropriado (clique aqui para fazer o download do formulário), contendo: título, objetivos específicos, metodologia, plano de trabalho do bolsista, cronograma
de atividades, resultados esperados e referências bibliográficas. Se necessário, um anexo poderá ser
incluído. Nesses itens deve ficar clara a participação do bolsista.
• Currículo Lattes com as seguintes informações:
a. Formação Acadêmica/Titulação;
b. Atuação Profissional;
c. Totais de Produção;
Do Estudante:
• Formulário disponível https://goo.gl/forms/kPaBOwslM5ZnSNDh2 preenchido eletronicamente.
• Histórico Escolar original atualizado e autenticado pela Secretaria Escolar.
• Cópia Simples da Carteira de Identidade e CPF.
• Currículo Lattes completo.

PROCESSO DE SELEÇÃO:
O processo de seleção, de acordo com as normas do CNPq, constará de uma pré-seleção feita pelo Comitê Interno para Bolsas de Iniciação Científica do Cemaden, que levará em consideração (sem
ordem de prioridade) os seguintes critérios:
– Do Orientador: titulação, bolsa de produtividade, relevância geral do projeto de pesquisa, distribuição de bolsas por área e relação do projeto com as áreas prioritárias de atuação do Cemaden.
– Do Aluno: rendimento escolar e perfil acadêmico relacionado à área de pesquisa.

Somente serão analisadas as propostas apresentadas com toda a documentação exigida.
Os processos aceitos nessa fase serão analisados quanto ao mérito e à prioridade para implantação por um Comitê Externo, em data a ser definida e divulgada na primeira semana de agosto.

Conforme estabelece o CNPq no item 7 do “Procedimento para atuação do Comitê Externo no Processo de Seleção e de Avaliação”, a aprovação final das bolsas concedidas pelo CNPq e bolsas
institucionais deverá ser feita em reunião conjunta do Comitê Externo e Comitê Interno Institucional.

Prevalecerá na aprovação final a decisão do Comitê Externo.

Pedidos de reconsideração deverão ser encaminhados ao e-mail pibic@cemaden.gov.br e serão analisados pelos devidos comitês. As respostas a estes pedidos serão enviadas por e-mail e publicadas na página do PIBIC/Cemaden.

OBSERVAÇÕES:
• A bolsa somente será ativada após o estudante expressar a sua concordância no Termo de Aceitação de Bolsa, documento enviado eletronicamente pelo CNPq para o endereço eletrônico informado no Currículo Lattes.
• O pagamento da bolsa será feito pelo CNPq no 5º dia útil do mês subsequente ao de ingresso no PIBIC. Para isso, é necessário que o estudante possua uma conta corrente aberta em qualquer agência do Banco do Brasil, exclusivamente.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO, PRAZO PARA PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS:
A relação dos alunos selecionados será divulgada na página do Cemaden no mês de agosto.
Para o pedido de reconsideração, fica estabelecido o prazo de 10 dias após publicação dos resultados, sendo o fórum de julgamento o Comitê Interno para Bolsas de Iniciação Científica do Cemaden, que poderá encaminhar o pleito para o mesmo membro do Comitê Externo que participou do processo de seleção ou, em casos específicos, ao Coordenador Institucional do PIBIC ou a outro consultor.

Para ativação da bolsa na folha de pagamento do CNPq, o aluno deverá acessar o endereço eletrônico que foi cadastrado no currículo Lattes e seguir as orientações que serão enviadas pelo CNPq. O aluno que não ativar a bolsa será excluído automaticamente do Programa e a bolsa repassada para outro estudante, a critério do Comitê Interno.

REQUISITOS, COMPROMISSOS E DIREITOS DO ORIENTADOR:
Os pesquisadores do Cemaden deverão estar atentos à norma RN017/2006, que especifica requisitos, compromissos e direitos do orientador.
a. Cabe ao orientador escolher e indicar, para bolsista, o estudante com perfil e desempenho acadêmico que sejam compatíveis com as atividades previstas, observando princípios éticos e conflito de interesse.
b. O orientador poderá indicar aluno que pertença a qualquer curso de graduação público ou privado do País.
c. O pesquisador deverá incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.
d. O orientador poderá indicar 1 (um) coorientador (do próprio Instituto ou de fora dele) para supervisionar o trabalho do bolsista, desde que o indicado seja profundo conhecedor do assunto
e esteja diretamente ligado ao projeto de pesquisa proposto pelo orientador.
e. É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos.

Dra. Luciana de Resende Londe
Coordenadora Institucional do PIBIC

Comitê interno:
Dr. Christopher Cunningham
Dr. Javier Tomasella
Dr. Leonardo Santos
Dra. Luciana R. Londe
Dr. Marcio Andrade
Dr. Marcio Moraes
Dra. Rochane Caram
Dra. Silvia Saito
Comitê externo:
Dr. Elbert Macau – UNIFESP SJC/INPE
Dr. Humberto Gallo Jr. – Instituto Florestal
Dra. Juliana Cespedes – UNIFESP SJC
Dra. Luciana Ferreira da Silva – UNIFESP SJC
Dra. Sâmia Calheiros – UNIFESP SJC
Dra. Tatiana Mendes – UNESP SJC

Contatos e Dúvidas.
E-mail: pibic@cemaden.gov.br

Confira também

Resultado de seleção para Bolsa EXP-A concedida pelo CNPq

Projeto: Desenvolvimentos Científicos e Tecnológicos para o Monitoramento e Gestão de Efeitos Adversos de Eventos Hidrológicos …